Friday, February 1, 2013

Usando o Skype nas aulas de línguas estrangeiras

Aprender uma língua estrangeira fica muito mais interessante através da interação com estrangeiros. Essa interação pode acontecer através de e-mails, cartas, chats ou pelo Skype.

Vejamos um modelo de interação através do Skype com os alunos de português da Professora Magda Silva da Duke University e com meus alunos de língua inglesa 1 do curso de Letras - inglês da Universidade Federal do Pará.

Magda me convidou para fazer esse projeto para que nossos alunos pudessem interagir usando as duas línguas através do Skype. Após nossos alunos aceitarem fazer parte desse projeto, decidimos os dias dos encontros e temas a serem discutidos. Os encontros duram 40 minutos e dividimos 20 minutos de interação em inglês e 20 minutos em português.

Mesmo que o horário dos encontros seja fora do horário das aulas dos meus alunos, muitos decidiram permanecer mais tempo na universidade às sextas-feiras para poder participar do projeto.

Nosso primeiro encontro foi no dia 18 de janeiro de 2013. Tivemos alguns problemas de som, mas a alegria de poder se comunicar com pessoas de outros países superou qualquer obstáculo. Nos apresentamos e falamos de coisas que gostamos. Vejam nas fotos como esse encontro aconteceu:




Na sexta-feira seguinte não tivemos o encontro porque as ruas congelaram em Duhram, cidade onde fica a Duke, e as aulas foram canceladas.

Hoje tivemos o nosso segundo encontro e foi muito melhor! Resolvemos o problema do som e da imagem. As perguntas e respostas foram muito interessantes e pudemos aprender muitas coisas das duas universidades.




Os alunos ficaram tão empolgados que quiseram mais interações usando o Facebook e e-mails. Um aluno da Duke criou um grupo no Facebook para que todos os alunos possam postar comentários, vídeos, fotos e muito mais das nossas cidades e das nossas culturas.

Estamos todos muito empolgados com nossos encontros que durarão até o fim de março de 2013. Eu e Magda esperamos que os alunos possam aprender muito mais através dessas interações no Skype e no Facebook.

Além de tudo ter dado certo hoje, fiquei mais feliz ainda por passar meu 39o. aniversário em sala de aula com meus alunos, com minha amiga Magda e com os alunos dela. Até "Parabéns para você" foi cantado para mim pelo Skype e por meus alunos! Amei a surpresa!



Você também faz interações assim como seus alunos?

Até breve!

No comments: