Friday, February 15, 2013

Usando sequências didáticas para ajudar nossos alunos a produzirem textos

Há bastante tempo tenho notado que muitas pessoas não conseguem se expressar bem de forma escrita. Infelizmente, muitos não sabem como redigir currículos, escrever um e-mail, um projeto, um resumo, uma resenha, um artigo científico ou um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Lembro que durante minha graduação em Letras - inglês, muitos professores pediam para que fizéssemos um resumo de um texto e sempre tínhamos dúvidas em relação a esse gênero textual. Acabávamos entregando os resumos e os professores reclamavam que fazíamos "errado", mas nunca nos mostravam um modelo de resumo para que pudéssemos aprender de fato.

Lamentavelmente, isso continua a acontecer em muitas disciplinas nos mais variados graus de ensino: fundamental, médio e superior porque há sempre professores reclamando que os alunos estão escrevendo "errado". Eu também sofri isso como aluna e também acabei fazendo o mesmo com meus alunos.

Ainda bem que há uma solução para este problema!

Vejamos a ideia abaixo.

Felizmente, ao lecionar a disciplina Oficina de didatização de gêneros textuais, (que infelizmente saiu do Projeto Pedagógico atual da minha faculdade) aprendi uma sequência didática que me fez mudar a maneira de ensinar qualquer texto. Aprendi que antes de pedir para meus alunos produzirem algum texto oral ou escrito, eu tenho que mostrar vários exemplos desse gênero para que eles conheçam o modelo, o formato, o desenho, o vocabulário e tudo o mais que é necessário para produzir determinado tipo de texto. Por exemplo, se queremos ensinar nossos alunos a escrever uma receita de bolo em inglês, devemos trazer várias receitas em inglês para que os alunos conheçam o gênero antes de escrever uma receita.

Vejamos na prática como seriam as aulas usando essa sequência didática. Tomemos como modelo de sequência didática o ensino do gênero textual Receita.

1o passo: conversar com os alunos sobre receitas. Eles já leram uma? Usam receitas para cozinhar? Onde podem encontrar receitas? Qual é o formato de uma receita?
2o passo: mostrar vários tipos de receitas autênticas (livros, receitas impressas de sites na internet, revistas de culinária, etc)
3o passo: os alunos identificam as várias partes de uma receita, vocabulário apropriado e o formato
4o passo: esboço do texto em duplas ou em trios
5o passo: revisão e edição
6o passo: produção individual ou coletiva
7o passo: publicação dos textos (em um livreto de receitas da turma, em um site ou em um mural na escola)

Uma amiga e professora que faz muito uso dessa sequência didática é a Larissa Borges que vem fazendo muitos projetos maravilhosos com resultados muito positivos. Ela já fez esses projetos com alunos desde o 1o ano do ensino fundamental até com alunos de graduação em Letras. Os alunos dela já fizeram livros de receitas, revistas com críticas de vídeo games, livros com biografias dos alunos, revistas em quadrinhos, revistas acadêmicas com planos de aulas e muito mais!

Eu também tenho usado essa sequência didática com meus alunos de língua inglesa 1. Como pretendo ajudá-los a escrever suas biografias para postá-las no blog da turma, estou seguindo um pouco o modelo da sequência didática. Primeiramente perguntei se eles liam biografias, de quem eram as biografias e também falamos sobre algumas características presentes nesse gênero textual. Após essa conversa, pedi que lessem as biografias dos alunos que fazem parte do programa Rotary Peace Fellows no link: http://rotarypeacecenternc.org/peace-fellow-profiles/current-fellows/class-10/  Além dos alunos da Class X, pedi para que lessem também as biografias dos ex-alunos (alumni).

Depois disso, como meus alunos serão professores de inglês, também pedi para que eles lessem biografias de algumas pessoas importantes para nosso curso de Letras. Pedi que eles fizessem uma pesquisa no Google sobre as biografias do Marc Prensky, Mark Warschauer, Claire Bradin Siskin, Paulo Freire, Noam Chomsky e Kate Chopin. Meu objetivo era que eles se familiarizassem com o vocabulário de biografias de pessoas da nossa área de estudo.

Daqui a alguns dias eles enviarão um rascunho da biografia para meu email para que eu possa revisar e dar um feedback sobre o texto. Depois disso, eles editarão o mesmo e publicarão o texto ao lado de sua foto no blog da turma. Além disso, marcamos na próxima semana para tirarmos uma foto da turma toda e de cada um para postar no blog deles.

Acredito que a produção desse texto terá muito mais sentido para eles porque será publicado e poderá ser usado nos currículos deles também. Muito mais do que fazer um texto apenas para ter uma nota, os alunos produzirão algo que servirá para a vida profissional deles.

Você também trabalha com uma sequência didática? Para saber mais sobre esse assunto, sugiro a leitura do texto: http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=23%3Acolecao&id=212%3Asequencia-didatica-e-ensino-de-generos-textuais&option=com_content&Itemid=33 . Além desse, há vários artigos sobre Gêneros textuais e sequências didáticas no ensino de inglês pesquisando no Google.

Até breve!

1 comment:

Fernanda said...

Adorei a dica. :) Me inspirou para terminar meu artigo.