Friday, December 13, 2013

Avaliando as habilidades de compreensão e produção oral com entrevistas em vídeo

Muitos alunos fazem provas orais de línguas estrangeiras respondendo a perguntas de seus professores. Essa situação pode causar nervosismo que muitas vezes influencia no resultado da prova. Para evitar que meus alunos tenham sentimentos negativos quando são avaliados oralmente, pensei em algo diferente. Que tal avaliar meus alunos com a gravação de entrevistas a estrangeiros em vídeos?

Lancei o desafio para meus alunos do 3o nível dos Cursos Livres da UFPA e eles aceitaram a proposta. Em duplas e em trios, primeiramente eles assistiram a algumas entrevistas que meus alunos da graduação já tinham feito. Depois eles elaboraram as perguntas que queriam fazer baseadas nos temas que estávamos estudando. Posteriormente, fizemos as correções e finalmente eles procuraram estrangeiros para gravar suas entrevistas.

Mesmo com receio de gravar com estrangeiros, todos os alunos cumpriram o desafio e compartilharam suas conquistas na aprendizagem da língua. Fiquei feliz que todos falaram, ouviram e aprenderam com as entrevistas. E para coroar o semestre, assistimos às entrevistas ontem e comemoramos o fim do semestre.

Você pode assistir a algumas entrevistas abaixo.




http://www.youtube.com/watch?v=mQqSu0CgUu4
  1. INTERVIEW WITH SYLVIA

    Entrevista com uma estrangeira: Sylvia (Cursos Livres de Língua estrangeira (Inglês)-UFPA)
    • NEW


Mesmo que haja pequenos erros, acredito que o que mais valeu foi toda a dedicação, esforço e aprendizagem dos meus alunos que aproveitaram uma avaliação para praticar mais a língua inglesa. Fiquei muito orgulhosa de todos!



Você trabalha com entrevistas também?

Até breve!

2 comments:

Flávia Brandão said...

Foi uma ótima oportunidade de aprendizagem. No começo, realmente ficamos com receio, mas no final foi maravilhoso! Obrigada, teacher Cintia!

marcela said...

Eu lembro que a gente fez isso em CPI 1, mas no nosso caso foi só o audio mesmo. Foi uma experiência e tanto! =D