Tuesday, February 19, 2013

Aprendendo sobre sustentabilidade com Brijha Gibson

Ensinar verbos, palavras, sujeito, objeto, vocabulário e diálogos já não é o bastante para ensinar uma língua estrangeira. Mais do que ensinar a dissecar a língua, vamos ensinar nossos alunos a serem cidadãos através do ensino da língua estrangeira.

Que tal ensinar através de projetos que podem nos ajudar a ter mais qualidade de vida e ajudar nosso planeta? Para aprendermos mais sobre projetos de sustentabilidade, convidamos a bióloga e educadora Brijha Gibson para compartilhar conosco seus inúmeros projetos em nossa aula de hoje na Universidade Federal do Pará.

Ela é coordenadora da Casa Eware, que é um modelo de casa sustentável com banheiro seco, reaproveitamento da água da pia, da chuva, plantação de temperos, ervas, frutas e verduras e muito mais. São tantos os projetos feitos na Casa Eware que é melhor ver as fotos na página da Casa no Facebook: https://www.facebook.com/CasaEware?ref=ts&fref=ts  Além das fotos, você também pode ver uma matéria de TV feita lá por um canal local: https://www.facebook.com/photo.php?v=4266507902650&set=vb.341156285939845&type=3&theater

Ela nos ensinou que a sustentabilidade está em diversos aspectos de nossas vidas. Alguns deles são: a energia e tecnologia, alimentação, relações humanas, relação com a terra, com o lixo e muito mais. Sua palestra foi tão rica de tantos projetos que cito apenas alguns:

1. Ensinar crianças a reusar um lado de uma sandália Croc antiga para plantar flores e pendurá-la na parede. Projeto feito na Escola CEAI em Belém.
2. Ensinar crianças a reaproveitar pneus para fazer um pequeno jardim. Ela fez isso na escola CEAI em Belém.
3. Contar histórias e estórias para crianças usando tapetes especialmente confeccionados com retalhos.
4. Estimular crianças a trocar brinquedos ao invés de comprá-los. Esse projeto foi feito em 2012 com a presença de várias amigas minhas. Gostei muito também de ter visto as fotos do lanche super saudável com frutas e água.

Ficamos encantados e cheios de ideias para nossas aulas de língua estrangeira. Eu amei aprender tanta coisa que posso fazer em casa e acredito que meus alunos também gostaram. Veja algumas fotos no nosso lindo encontro:




Para aprendermos mais, ela nos convidou para irmos a uma oficina sobre o lixo e sustentabilidade no dia 9 de março de 8:00 às 12:00 na Livraria Paulinas aqui em Belém com o investimento de apenas 10,00 reais. Essa oficina é destinada a todas as pessoas interessadas em ter qualidade de vida e deixar o nosso planeta mais limpo. Para mais informações, é só dar um Curtir na página da Casa Eware no Facebook.

Você também ensina seus alunos a serem cidadãos nas suas aulas de línguas?

Até breve!

No comments: