Thursday, January 31, 2013

Fazendo projetos colaborativos

Aprender a falar uma língua estrangeira requer muita interação. Mas como aqui em Belém não é muito fácil encontrar estrangeiros para falar com nossos alunos, temos que pensar em alternativas para viabilizar essas interações.

O site ePals http://www.epals.com/ pode nos ajudar nessa tarefa porque une professores, pais e alunos através dos mais diversos tipos de projetos no mundo inteiro. Você pode encontrar projetos que usam emails e Skype com muitos temas diferentes para alunos de idades variadas.

Há até professores que enviam caixas com pequenas lembranças típicas de sua cidade! A professora Zamimah, da Malásia, fez um lindo projeto colaborativo com alunos da Indonésia. Os alunos simularam que eram jovens jornalistas e fizeram uma revista com entrevistas, anúncios e muito mais. Para ver detalhes desse projeto é só clicar aqui: http://en.community.epals.com/epals/teachersspotlight/default.aspx

Eu mesma já fiz vários projetos do gênero com professores da Rússia, Itália, Estados Unidos, Canadá e Áustria. Os resultados sempre foram muito positivos e ajudaram os alunos a aprender de maneira mais significativa e motivante.

Além de serem motivantes, os alunos aprendem muito sobre sua própria cidade e cultura! Nada melhor do que aprender mais através de interações com amigos estrangeiros, não é?

Você faz esses projetos também?

Até breve!

1 comment:

Allana Lima said...

Já me cadastrei no site dos epals. Estou esperando ansiosamente pela aprovação do meu projeto. Quero logo iniciar as interações.