Saturday, February 16, 2013

Variando os materiais usados em nossas aulas

Ter aulas de línguas estrangeiras usando apenas uma mesma série de livros-texto durante anos pode ser entediante. Que tal trazer materiais autênticos para nossas aulas de vez em quando?

Os materiais autênticos podem ser receitas, mapas, folders, rótulos, cardápios, jornais, revistas, embalagens, propagandas e outros. Mostro para vocês uma atividade de aquecimento em uma aula na qual levei alguns desses materiais.

Em duplas, meus alunos receberam um material para que pudessem analisar e descobrir do que se tratava. Eles leram, viram os formatos, ilustrações e compartilharam com todos o que tinham visto. Além disso, eles também puderam aprender palavras e expressões novas. Nas fotos abaixo vocês podem ver como eles trabalharam com esses materiais.













Acredito que eles gostaram de ver mapas dos parques da DisneyWorld, uma revista com receitas de comida vegana, mapas de shopping centers e guias turísticos. Além de terem aprendido palavras e expressões, também conversamos sobre viagens, culinária vegana e consumismo. Ou seja, o foco das aulas não é apenas na língua estrangeira, mas na vida.

Vocês também usam esses materias em suas aulas?

Até breve!

No comments: