Friday, February 8, 2013

Ex-alunos podem colaborar e muito com nossas aulas de línguas

Nesses 20 anos lecionando inglês, português e italiano tive muitos alunos que são muito bem sucedidos usando essas línguas. No entanto, depois de algum tempo, acabei perdendo o contato com muitos deles. Mas graças às redes sociais, reencontrei vários deles e com muita alegria acompanho um pouco das vidas deles usando o que aprenderam nas nossas aulas.

É uma pena que aqui no Brasil os ex-alunos geralmente não ficam ligados às instituições de ensino. Mas nos Estados Unidos isso é diferente. As instituições de ensino têm contato frequente com seus ex-alunos, e pensei que poderia começar a fazer algo parecido aqui em Belém.

Como venho usando o Skype para que meus alunos interajam com professores e alunos de diferentes nacionalidades para aprender através de experiências há algumas semanas, resolvi, então, convidar minha ex-aluna Marcela Lopes para conversar com meus alunos. Atualmente ela está dando aulas de português em Logan, Utah, com uma bolsa da Fulbright pelo projeto FLTA http://www.fulbright.org.br/content/view/107/154/. Como o tópico da aula era falar sobre seu bairro, pedi para que ela falasse um pouco de seu bairro nos EUA e meus alunos elaboraram perguntas em inglês para ela.

Meus alunos perguntaram muitas coisas e ela respondeu a todas as perguntas com muito entusiasmo. Depois  de conversarem sobre bairros, eles passaram a falar em português para saber mais da experiência dela nos Estados Unidos. Tanto ela quanto meus alunos estavam muito interessados na conversa e puderam aprender muito sobre língua, cultura e sobre os EUA.

O encontro foi às 10:40 da manhã aqui em Belém e lá em Logan eram 6:40 da manhã! Mesmo tão cedo, Marcela compareceu na nossa aula de hoje! Obrigada de coração! :-)




Percebi mesmo o quanto foi importante mostrar para os calouros o que eles podem fazer quando terminarem sua graduação em Letras - inglês através da conversa com a Marcela. Eles viram que participar de um programa da Fulbright é possível, basta fazer sua parte sendo excelentes alunos e cidadãos. Acho que vou repetir esse tipo de interação.

Você também convida ex-alunos para conversarem com seus alunos atuais?

Até breve!

1 comment:

Marcela said...

Caramba, Cintia não sei nem o que dizer!!! Adorei teus alunos, adorei as perguntas deles, adorei poder interagir com eles e contigo e adorei poder contribuir um pouquinho p/ aula. Me vi ali naquela sala, sabe? Um dia eu tbm estive no lugar deles e tinha cabeça cheia de sonhos e hj estou aqui realizando um deles. Espero q teus alunos sejam infinitamente bem sucedidos e,pelo que vi e vejo no grupo do facebook, eles serão. Beijão!!!!!!!!!!!!