Sunday, February 3, 2013

Interagindo com aprendentes bem sucedidos

Muitas vezes os professores falam, sugerem e dão conselhos aos alunos de como eles podem estudar e aprender línguas estrangeiras. No entanto, quando os alunos veem um aluno bem sucedido contando sua própria experiência, parece que os conselhos ficam mais verdadeiros e reais.

Vejamos como fazer isso em nossas aulas.

Sei que meus alunos de Letras - inglês têm seguido muitos dos meus conselhos e têm aprendido bastante, mas aprendi na Duke University que eles chamam antigos alunos para compartilharem suas experiências e darem dicas para alunos da graduação. Por isso eu quis fazer o mesmo aqui em Belém.

Primeiramente adicionei minha antiga aluna Marcela Lopes no grupo dos meus alunos calouros no Facebook. Como ela já se formou na mesma universidade e foi uma aluna exemplar, acho que ela poderia responder a muitas perguntas dos meus alunos. Além disso, ela está agora nos Estados Unidos passando 10 meses ensinando português com o programa FLTA da Fulbright. É sempre bom mostrar para alunos iniciantes onde eles podem chegar se forem excelentes. De vez em quando, meus alunos fazem perguntas para ela e ela gentilmente responde usando o grupo no Facebook.

Além disso, tivemos uma conferência por Skype com o Thyago Ohana, amigo meu e antigo aluno do meu marido. Ele foi um dos melhores alunos que meu marido já teve porque ele era extremamente autônomo e estudava inglês durante muitas horas por dia. Não preciso dizer que ele tem um inglês excelente e ainda fala outras línguas. Ele deu dicas para meus alunos, falou como estudava e contou sua experiência na Áustria. Meus alunos amaram falar com ele!




Também pudemos falar com o Chicoepab Suruí da tribo dos Paiter Suruí que fica no Estado de Rondônia. Ele nos falou sobre sua experiência de aprender português e inglês e ainda estar terminando seu mestrado da Universidade de Brasília. Mesmo com uma conexão não muito boa, acredito que meus alunos gostaram muito de ver como um indígena enfrenta todos os obstáculos para estudar e aprender línguas.


Trazer convidados a nossas aulas só enriquece o ambiente e ilustra o que desejamos para nossos alunos. Ver o que eles podem fazer no futuro pode ajudar nossos alunos a terem um foco maior nos estudos e os incentiva a estudar mais.

Você também traz aprendentes bem sucedidos para suas aulas?

Até breve!

3 comments:

Marcela said...

Gente, pára tudoooooooo!!! Tô famosaaaaaaaa \o/. Ai Cintia, é tão bonito ver essa empolgação dos teus alunos pelo grupo do Facebook, eu lembro quando era eu e o pessoal da minha turma sentados naquelas cadeiras com aquele brilhinho nos olhos *-*. Adoro interagir com eles e se quiseres fazer uma parada via skype tbm, tamos aqui! Beeeeeeeeijo!!!

Raquely Caldeira said...

Eu amei o Post Cíntia! E Marcela, eu acho que a maioria dos meus colegas tinha esse brilhinho nos olhos também! Acredite! Foi e está sendo uma experiência maravilhosa! E por que não? Mais uma aprendente bem sucedida falando sobre suas experiências via Skype conosco! Eu acho que seria muito, muito bom! :)

Raquely Caldeira said...

Cíntia, ameeeeeei o post! E Marcela, acho que a maioria dos meus colegas tinha esse brilhinho nos olhos também! *.* Eu acho uma ótima ideia mais uma interação via Skype com outra aprendente bem sucedida como você!!!!