Wednesday, February 6, 2013

Compartilhando experiências usando o Skype

Falar com uma professora do Egito, uma da Argentina e um de Abu Dhabi em inglês usando o Skype na minha aula na Universidade Federal do Pará foi um sonho que se tornou realidade.

Conto para vocês como tudo aconteceu.

Estou lecionando a disciplina Tecnologias no Ensino de Línguas Estrangeiras para os alunos de Letras - inglês neste semestre. Além de estarmos lendo artigos sobre o tema e aprendendo como fazer projetos usando computadores, internet, Skype e outros tópicos relativos ao uso de tecnologias nas aulas, alguns alunos me pediram para fazer uma Skype conference da mesma maneira que estou fazendo com meus alunos de Língua Inglesa 1 de Letras também (Intercâmbio entre a Universidade Federal do Pará e a Duke University).

Pedi ajuda para meus amigos do Yahoogroup Webheads e alguns professores se prontificaram em me ajudar compartilhando suas experiências de ensino de línguas usando tecnologias. A professora Ayat do Egito, Maria da Argentina e Vance Stevens de Abu Dhabi estiveram presentes na minha aula de hoje através do Skype e nos encantaram. 

Ayat e Maria falaram sobre o projeto que fizeram juntas usando o site Edmodo, o Facebook e sobre as entrevistas que os alunos delas fizeram com cada uma. Os alunos entre 11 e 13 anos da Maria entrevistaram a Ayat e depois os alunos da Ayat entrevistaram a Maria usando o Skype. Todos os alunos ficaram encantandos ao ouvir os diferentes acentos de inglês delas e conhecer uma pessoa de tão longe. Além das entrevistas, elas criaram um grupo no Facebook chamado Argentegypt para que os alunos pudessem interagir mais. Elas nos falaram que os alunos ficaram muito mais motivados para aprender inglês porque eles queriam se comunicar com seus amigos de outro país e para tanto tinham que usar a língua estrangeira.

A Ayat também falou sobre um projeto que fez com alunos do Canadá.

Depois que elas falaram sobre suas experiências, meus alunos fizeram várias perguntas para elas e elas responderam nos dando muitas ideias para projetos. 

As palavras finais da Ayat foram maravilhosas e cheias de muita sabedoria. Ela nos disse que devemos amar o nosso trabalho para que os alunos amem aprender também. Eu concordo com ela e amo o que faço da mesma maneira! Maria também nos disse que mais do que praticar inglês, os alunos aprendem a se socializar, aprendem a cultura de outros países e muito mais através desses projetos. 

Além de termos usado o Skype, também pudemos ver algumas fotos de quando a Maria foi ao Egito e visitou a Ayat! Maria foi até entrevistada pelos alunos da Ayat na escola em que ela trabalha!

Além da Maria e da Ayat, também pudemos ver e ouvir uma saudação do Vance Stevens, professor que me ajudou muito a organizar meu encontro com professores de países com fuso horário diferente. Ele também me sugeriu usar o Google Hangout para que todos os participantes da conferência possam usar o vídeo, coisa que não pode ser feita na conta gratuita do Skype.

Estou imensamente feliz e realizada por tudo ter dado tão certo hoje. Amei aprender com a Maria e com a Ayat. Acredito que meus alunos também gostaram como vocês podem ver nas fotos abaixo.

Ayat começou a conferência

Ayat, Maria e Vance no Skype 

Ficamos felizes em participar da conferência!

Laís começou a fazer perguntas

Leslie fazendo uma pergunta

Jéssica perguntando

Juliana também quis fazer uma pergunta

Acho que a educação está indo pelo caminho da colaboração, da doação e de aproximar pessoas de diferentes países usando as ferramentas de informação e comunicação. Vou continuar a fazer isso cada vez mais!

Você quer usar o Skype nas suas aulas também?

Até breve!

4 comments:

Maria Bossa said...

Thanksssssssssssss!!! I understood alllll your comments!! Smiles, Maria :)

Learning to Learn Languages with Cintia said...

You know Portuguese too, Maria!!! This is great! :-)

Ayat Tawel said...

Thanks dear Cintia for a nice review of the interview. Thanks to Google, I could understand it as well! :)
All my best wishes to you and your lovely students :)

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Thanks a million, Ayat and Maria! You really inspired my students! Big hugs from the Brazilian Amazon! :-)