Wednesday, February 27, 2013

Valorizando e acreditando que os sonhos podem se tornar realidade

Muitas vezes as escolas estão tão preocupadas com notas, conteúdos programáticos e burocracia que acabam esquecendo que estamos lidando com pessoas e seus sonhos.

Pode parecer estranho ler uma professora escrevendo sobre sonhos. Mas acredito que é muito importante deixar um espaço em nossas aulas para que os alunos possam expressá-los. Eles precisam de pessoas que acreditem neles e que acreditem que seus sonhos podem se tornar realidade.

Começo compartilhando meus próprios sonhos, sonhos já realizados e sonhos ainda a serem realizados.

Depois disso, eu escrevo a palavra DREAMS no quadro, a circulo e entrego marcadores para que os alunos escrevam os seus sonhos em inglês (quando eles não sabem a palavra em inglês, eles me perguntam). O quadro fica linda e cheio de vida! Conversamos sobre os sonhos e sempre digo que eles podem se tornar realidade. Basta ter um foco neles e fazer o possível para que eles deixem de ser sonhos.

Depois de 20 anos ensinando, fico imensamente feliz e realizada ao ver meus antigos alunos transformando seus sonhos em realidade. Alunos que conseguiram melhorar de vida com seus empregos como professores, alunos que conseguiram viajar para os Estados Unidos para fazer cursos, alunos que formaram lindas famílias, alunos que melhoraram a vida de suas famílias através de sua profissão, alunos fazendo mestrado, alunos tendo filhinhos lindos, alunos fazendo projetos maravilhosos, alunos fazendo a diferença em seus ambientes de trabalho, alunos mudando a vida de seus alunos e alunos sendo felizes.

Às vezes os sonhos demoram para se tornarem realidade, mas acredito que é importante ter fé que um dia seu sonho não será mais sonho e sim REALIDADE.

Compartilho com vocês alguns dos meus sonhos que se tornaram realidade. :-)

Sonho de visitar minha amiga irmã Eliana em San Diego

Sonho de assistir a uma palestra do Howard Gardner

Sonho de ter sido uma bruxinha no Halloween

Sonho de levar meus alunos para conhecer as maravilhas de Belém

Sonho de caminhar na Floresta Amazônica

Sonho de ter uma matéria na revista Veja (encarte local da revista) sobre minha experiência com educação a distância

Sonho de ser atriz

Sonho de ter trabalhado no CCBEU

Sonho de ter reencontrado amigos de colégio graças ao Orkut

Sonho de ter levado 40 alunos para uma conferência do Braz-TESOL com patrocínio do governo do estado

Sonho de andar de búfalo na Ilha do Marajó

 Sonho de ter feito um mestrado

Sonho de ter cantado com uma cantora famosa 

Sonho de ter visto a neve com minha família

Sonho de ter reencontrado uma de minhas ídolas em educação - Traci Baranet

Sonho de ter visto minha filha concluir o ensino médio nos Estados Unidos

Você também compartilha seus sonhos com seus alunos?

Até breve!                                    



4 comments:

Raquely Caldeira said...

Nossa! Quantas coisas legais Cíntia! Eu também tenho muitos sonhos e tenho fé e coragem para realizá-los! Acredito, apesar das dificuldades no caminho, que posso transformar meus sonhos em realidade. ^^

Raquely Caldeira said...
This comment has been removed by a blog administrator.
marcela said...

Li esse post e ele me inspirou a fazer algo parecido no meu blog. A gente pensa tanto nas coisas que a gente quer e acaba esquecendo o que já conquistou. Amei isso! <3

Matthew Alencar said...

Mto bomm! Gostei! Tenho sonhos simples, grandes, e bem grandess, e tenho fé que Deus pode realizar cada um deles, a partir do momento em que eu me esforço para cumprí-los!! O primeiro passo é fazer dos sonhos, projetos, e dos projetos realidade! I really liked it!