Thursday, February 21, 2013

Encorajando nossos alunos a usarem a criatividade nas nossas aulas

Fiquei muito impressionada quando assisti a um TED Talk sugerido por minha aluna Sabrina Sena essa semana. Essa palestra foi feita por Ken Robinson com o título "As escolas matam a criatividade" e ele questiona o excesso de importância dada pelas escolas ao ensino de línguas e matemática em detrimento do ensino das artes. Ele argumenta que as escolas não permitem que os alunos possam se expressar de maneiras diferentes.

O vídeo pode ser visto aqui: http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html

Após refletir um pouco, pensei se eu também não deixava meus alunos se expressarem usando sua criatividade. Lembro que quando eu ensinava crianças, eu incentivava os alunos a desenharem, colorirem e a fazerem outras artes para aprender inglês. No entanto, ensinando adultos há vários anos, acho que eu ainda preciso melhorar nesse aspecto. Mesmo já tendo incentivado meus alunos a fazer algumas coisas diferentes como peças, jogos e feirinhas, acho que ainda preciso melhorar.

Artes que meus alunos já fizeram:
Criação de peças em inglês


Desenhando e escrevendo sobre nossos animais de estimação para trocar informações com nossos amigos do Canadá

Pintando nossos cartões de Valentine's Day


Desenhamos o que vimos na Galeria de Artes do CCBEU

As paredes da nossa sala de aula eram cheias de nossas artes!

Foi então que tive uma ideia essa semana com meus alunos de Língua Inglesa 1. Como estamos aprendendo o clima e as estações do ano, convidei meus alunos a criar algo em trios ou grupos de 4 alunos com o tema que estamos estudando. Disse que eles poderiam criar uma música, um vídeo, uma dança, uma pintura, uma colagem, uma poesia, um conto, uma roupa ou qualquer coisa com o tema proposto. Eles terão algumas semanas para preparar suas artes e apresentar para os colegas. Além dessa apresentação, eles também postarão no Blog da turma. Estou ansiosa para ver o que eles irão criar! :-)

Assim que eles apresentarem, prepararei um post com tudo para vocês!

Também meus alunos de francês, da disciplina Tecnologias no Ensino de Línguas, tiveram a oportunidade de  experimentar alguns sites que promovem a criatividade (sugestões das minhas amigas Maria Bossa e Carla Arena) e eles fizeram artes lindas como vocês podem ver abaixo. Essa experiência foi importante porque eles precisam conhecer os sites antes de usarem com seus próprios alunos.

O clip do Projeto da Amanda e da Jéssica pode ser visto aqui: http://animoto.com/play/B717MaoaNMeqLw7jnv8tQg






Acho que eles gostaram de criar coisas diferentes na aula de hoje. :-)

Vocês também estimulam seus alunos a usarem a criatividade?

Até breve!

No comments: