Wednesday, January 30, 2013

Usando jogos de tabuleiro para ensinar línguas estrangeiras

A prática da compreensão e produção oral (listening and speaking) em uma turma com mais de 20 alunos pode ser desafiadora se você quiser que todos participem. Uma ideia que pode tornar isso possível é através de jogos de tabuleiro.

Mostro para vocês como fiz hoje. O tema da unidade que estamos aprendendo é Rotina diária e já aprendemos várias atividades que fazemos no dia a dia. Hoje tínhamos que aprender a usar os advérbios de frequência (sempre, às vezes, quase nunca e nunca) e praticar a perguntar usando How often. Ao invés de apenas usar os exercícios propostos pelo livro, resolvi procurar um jogo de tabuleiro (frequency adverbs english board games) no Google Images e achei esse aqui:

                                   http://eslresources.files.wordpress.com/2007/02/adv-freqbg.pdf 

Dividi os alunos em grupos de 4 ou 5 e pedi para que eles lessem as perguntas para ver se entendiam todas. Tirei as dúvidas que surgiram e depois eles pegaram pequenos objetos para serem os peões. Como eu não tenho dados, eles usaram moedas para ver quantas casas cada um iria andar. Para minha surpresa, minha aluna Beatriz tem um dado no celular dela! Acho que é um aplicativo que pode ser baixado e foi muito útil para o grupo dela! Vejam o dado no celular dela aqui: 


Depois das explicações, os alunos começaram a jogar. Eles riram muito, brincaram e se ajudaram. Até os alunos mais tímidos participaram ativamente do jogo, respondendo a tudo direitinho. Acho que eles se sentiram mais confortáveis para falar em grupos menores.

Fiquei imensamente feliz com o resultado dessa aula de hoje. Acho que eles gostaram muito como vocês podem conferir em algumas fotos deles abaixo:







Vocês usam jogos de tabuleiro também?

Até breve!



3 comments:

Unknown said...

nossa professora!!!!
são atividades assim como essa, que devemos utilizar em turmas com mais de 20 alunos, tornando o inglês uma realidade para eles!
nas fotos percebemos o quanto eles estavam empenhados!!!
amei o aplicativo do dado, vou baixar no meu celular!!!
além do inglês, é possível trabalhar em equipe! Parabéns professora!
Daniela Gaia

Unknown said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Allana Lima said...

Sem dúvida, sei que funcionou mesmo! Os alunos se sentem mais confortáveis, se aproximam mais do colegas de classe através da interação...isso é importante!
Tenho vários joguinhos em tabuleiros. E até um tabuleiro gigante para todos da sala brincarem. Daí fiz um super dado também,bem grande e colorido!
É um sucesso.