Sunday, February 17, 2013

Usando grupos no Facebook com nossos alunos

Em tempo de constante uso das redes sociais, que tal experimentar usar grupos no Facebook para auxiliar nossos alunos a aprenderem mais línguas estrangeiras?

Tenho criado ou usado grupos no Facebook com meus alunos de línguas estrangeiras para compartilhar o seguinte:

1. vídeos com tópicos das aulas e da área de nosso interesse


Like ·  ·  ·  · February 4 at 8:37pm near Belém



2. pequenos textos sobre nossas vidas (bairro onde moramos, nossos artistas favoritos, nossos passatempos, etc)

BiaeMuka Figueira Luz


There are many things in my neighborhood. There are a lot of churches, there are many supermarkets, there is a shopping center. There are no parks either. There are many gyms, and there is one hospital.
Unlike ·  ·  · Friday at 4:45pm


3. sites interessantes




http://www.sharedtalk.com/

Para aqueles que desejam aprimorar o SPEAKING, eu recomendo este site. Eu o encontrei no Projeto Arado da Profª Vera Menezes. Eu acabei de praticar com o Eduardo do Chile e o Carlos do Paraguai. Muito legal a experiência.
Unlike ·  ·  ·  · February 6 at 11:59pm


4. fotos dos nossos projetos



5. ilustrações para aprender vocabulário


Like ·  ·  · December 15, 2012 at 1:24pm near Belém






Além de compartilhar tudo isso, meus alunos também interagem bastante para praticar a língua estrangeira. Uma das atividades que eles tiveram que fazer foi conversar sobre suas rotinas. Cada aluno tinha que postar uma pergunta, responder a um colega e fazer um comentário. O interessante foi que várias perguntas geraram muitos comentários!

Um exemplo dessa atividade pode ser lido aqui:

How often do you eat chocolate?
Like ·  ·  · January 22 at 12:02am via mobile


Também tenho usado esses grupos para colocar o programa da disciplina (ao invés de gastar folhas de papel  que às vezes são perdidas) e outros avisos no espaço Arquivos.

Acho muito legal o uso desses grupos porque as aulas não terminam quando deixamos a universidade e a aprendizagem continua a acontecer durante mais tempo de maneira divertida.

Vocês usam grupos no Facebook com seus alunos também?

Até breve!

2 comments:

Maria Bossa said...

Yes, I used to! And I guess I will keep on using them as they like Facebook much more than Edmodo! Facebook is funnier, faster and more sociable!
Smiles, Maria :)

Anonymous said...

Sem duvidas essas estrategia que voce esta usando sao muito atrativas, divertidas e de acordo com o mundo dos alunos, voce como sempre professora Cintia com sua criatividade e energia.Parabens mesmo...