Friday, February 22, 2013

Interagindo com alunos estrangeiros - Projeto ÍCONE Duke - UFPA

Uma das maneiras mais interessantes para aprender línguas estrangeiras é através da interação e troca de ideias.

Que tal fazer isso usando o Skype através de um projeto?

Para minha felicidade, a Professora Magda Silva me convidou para participar de um projeto chamado ÍCONE Duke - UFPA que promove interações entre meus alunos de Letras - inglês da Universidade Federal do Pará com alunos de português da Duke University, nos Estados Unidos.

Os nossos primeiros encontros aconteceram com a interação entre os alunos daqui e os de lá, usando a minha conta Skype com a conta da Professora Magda Silva. Nossos alunos falaram metade do tempo em inglês e metade em português. Já nos apresentamos, falamos de coisas que gostamos, de nossas universidades, da Amazônia e dos Estados Unidos.

Hoje foi o nosso 4o encontro, mas ao invés de fazer as turmas interagindo todos juntos, resolvemos fazer no laboratório de informática na UFPA. Cada aluno da UFPA interagiu com um aluno da Duke. Eles interagiram metade do tempo em inglês e metade em português. Os temas das conversas foram bem variados para que os alunos pudessem matar sua curiosidade fazendo perguntas sobre a Amazônia e sobre os Estados Unidos.

Mesmo com alguns pequenos problemas técnicos e com um número diferente de alunos (havia mais alunos aqui no Brasil), acredito que os alunos gostaram muito da experiência de praticar línguas usando o Skype. Vocês podem ver um pouco da alegria dos alunos daqui e de lá nas fotos abaixo.




















Vocês promovem essas interações com seus alunos também? Para encontrar professores interessados nesse tipo de projeto e outros, sugiro o site http://www.epals.com/.

Até breve!




No comments: