Monday, February 18, 2013

Aprendendo a fazer projetos maravilhosos usando Tecnologias de informação e comunicação com a convidada Carla Arena

Hoje tivemos uma convidada muito especial em nossa aula de Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras, a Professora Carla Arena, que tive o prazer de conhecer pessoalmente em uma Pre-convention na Braz-Tesol Conference em Brasília em 2006.

Lembro que fiquei encantada ao aprender mais sobre Tecnologias com ela e com as professoras Barbara Dieu e Erika Cruvinel. Elas apresentaram diversos projetos maravilhosos e ainda se conectaram com outros professores de outros países usando a internet. Fiquei maravilhada com tantas ideias fantásticas e interessantes!

Felizmente, através do Yahoogrupo Webheads, podemos continuar em contato para compartilhar experiências e aprender mais. E para que meus alunos de Letras - Inglês da UFPA pudessem aprender com ela também, ela aceitou o nosso convite para conversar conosco através do Skype.

Alguns dos projetos que ela nos ensinou foram os seguintes:

1. Scrapbooking for Teens: os alunos colocavam coisas que eles gostavam e digitavam em inglês (os alunos ficaram extremamente motivados porque escreveram coisas que eles gostavam e tinham significado para eles)

2. Teddy Bear Project: um ursinho de pelúcia foi usado para conviver com alunos de 8 e 9 anos e suas famílias para aprender mais sobre as rotinas das crianças e sobre o Brasil. Os alunos o vestiam, tiravam fotos, faziam vídeos com o ursinho em suas rotinas. Depois esse ursinho era enviado para alunos de uma outra escola em outro país. O ursinho foi até para uma festa de Halloween e um show do Paul McCartney! Os alunos ficaram tão motivados que até aprenderam muito mais do que o nível de língua deles! Além disso, as famílias participaram ativamente desse projeto com seus filhos.

3. Voice Thread: Os alunos gravam suas vozes e compartilham  vídeos, apresentações de Power Point, imagens e muito mais. Vejam e ouçam aqui os alunos falando de suas famílias: https://voicethread.com/share/1172786/ Vocês também podem ver e ouvir alunos adolescentes brasileiros respondendo a perguntas de alunos americanos sobre o Brasil: https://voicethread.com/share/1317381/

4. Bring YOD: Traga seu próprio aparelho móvel (celular, iPod, iPad, tablet, etc) para ser usado na sala de aula. O projeto Uma foto por dia tem como objetivo a postagem de uma foto na rede social Instagram com uma sentença em inglês usando um Hashtag (#) em comum. Como essa rede social é muito usada, os alunos ficam muito motivados em participar e aprender mais.

Além desses, Carla também me enviou uma lista com vários outros excelentes projetos que podem nos dar ideias para fazermos com nossos alunos também.

Alunos adultos usando aparelhos móveis para produzir conteúdo: http://englishctj.posterous.com
Um vídeo de uma estória de amor feita por alunos adolescentes usando iPads e o aplicativo iMovies: http://youtube.googleapis.com/v/i4i-ID7wT3k
Projeto de leitura O fantasma da ópera: https://voicethread.com/?#q.b2082824.i11086837
Aprendendo português com alunos adolescentes brasileiros: https://voicethread.com/share/525514/

Como a lista é grande, amanhã farei outro post com mais links para projetos excelentes feitos por ela.

Vejam as fotos do nosso rico encontro de hoje.

Aprendendo com a Carla Arena

Experimentando os smartphones para fazer uma atividade de tirar uma foto e enviar para o email da Carla

Smartphones podem ser usados em nossas aulas



Jéssica fazendo uma pergunta para Carla


Vocês pedem para seus alunos usarem celulares e outros aparelhos em suas aulas de línguas também?

Até breve!


No comments: