Tuesday, February 5, 2013

Trazendo convidados para nossas aulas usando o Skype

Após ler o artigo Evaluating Technology Use in the Classroom http://www.thethinkingstick.com/evaluating-technology-use-in-the-classroom aprendi que o uso de tecnologias requer um pensamento diferente acerca da educação. Vi que não basta dizer que uso tecnologias em minhas aulas se apenas ensino de maneira tradicional usando o Power Point, por exemplo. É necessário criar novas e diferentes experiências de aprendizagem usando a tecnologia.

Acho que tenho feito isso usando o Skype e o Facebook. Compartilho com vocês outras experiências usando o Skype nas minhas aulas.

Além de fazer interações usando essas ferramentas nas aulas de língua inglesa, passei a fazer o mesmo com meus alunos da disciplina Tecnologias no Ensino de Línguas Estrangeiras. Para tanto, comecei a convidar pessoas para dialogar com meus alunos usando o Skype. Como tenho duas turmas dessa disciplina, uma para os alunos de licenciatura em inglês e outra para meus alunos de licenciatura em francês, pensei em maneiras de como encontrar convidados para compartilhar experiências.

Para meus alunos de inglês, pedi ajuda para meus companheiros do Yahoogroup Webheads http://groups.yahoo.com/group/evonline2002_webheads/. Em menos de uma hora, a Ayat, professora egípcia de inglês se prontificou a falar com meus alunos. Logo depois, Maria Bossa, professora argentina de inglês também se dispôs a me ajudar. Além delas, a Carla Arena, professora brasileira de inglês também atendeu a meu pedido. Para me auxiliar para dizer o horário correto, o Vance Stevens, professor de Abu Dhabi, me ajudou a usar um site que explica como usar o horário GMT para que professores de outros países pudessem se organizar e verificar se estariam disponíveis no mesmo horário da minha aula aqui em Belém. Planejei os dias para as interações, e amanhã e na semana que vem teremos essas interações.

Além de convidar membros da comunidade Webheads, chamei como primeira convidada minha amiga Karina Ito que já foi professora de inglês na Cultura Inglesa em Londrina mas hoje é Diretora da UNICEF em Nova Iorque. Além de ela ter compartilhado sua experiência com o uso da Lousa Interativa em suas aulas, ela nos contou como foi a experiência de ter feito um mestrado nos Estados Unidos e ter sido uma Rotary Peace Fellow (ela foi da Class 8 desse programa que pode ser lido aqui: http://rotarypeacecenternc.org/peace-fellow-profiles/alumni/class-8/ ). Ela também falou sobre seu trabalho voluntário na ONG Viver em Londrina e como foi enriquecedor ter ensinado inglês para crianças em tratamento contra o câncer. Os alunos fizeram muitas perguntas e aprenderam muito com a experiência dela. Amamos ter aprendido com a Karina!

Meus alunos de inglês interagindo com a Karina

Hoje os alunos de francês tiveram uma interação pelo Skype pela primeira vez com a Maria Bossa, membro dos Webheads de Córdoba, na Argentina. Ela compartilhou conosco como usa a tecnologia para ensinar inglês para alunos de 11 a 13 anos e nos disse como usa o Facebook, PBwiki, Edmodo, Voki e o PhotoPeach em suas aulas. O desafio dessa interação foi que Maria falou conosco em espanhol porque meus alunos de francês não falam inglês. Mesmo assim conseguimos entender tudo porque o português e o espanhol são muito parecidos! Meus alunos e eu aprendemos muita coisa nova! Amamos muito!

Meus alunos de francês interagindo com a Maria

Eu, ajustando o som do meu laptop. Foto gentilmente tirada por minha aluna Débora Borges


Amanhã teremos interações com a Maria Bossa novamente e com a Ayat pelo Skype com meus alunos de inglês. Estamos ansiosos para aprender a usar tecnologias no ensino de línguas estrangeiras com as experiências delas.

Você também convida pessoas pelo Skype para dialogar com seus alunos?

Até breve!


3 comments:

Maria Bossa said...

Brigada!! I loved the interview! Smiles from Argentina, Maria :)

Anonymous said...

Hi Cintia! You helped me last year with your husband's presentation (which I often use in class - my students love it!) and I just want to say congratulations to you & your class. You look very serious professional during the talk. Je ne parle pas portugais mais si vous voulez faire pareil en français / anglais - pas de problème!Keep up the good work, Catherine B

Learning to Learn Languages with Cintia said...

I am very happy with your comment, Catherine! Thanks a million! :-)