Friday, May 31, 2013

Celulares e tablets são aliados em aulas no século XXI

Quando os livros começaram a se popularizar há alguns séculos, muitos professores temeram por seus empregos. Afinal de contas, eram eles que detinham o conhecimento a ser ensinado... Se os livros estivessem disponíveis a todas as pessoas, o que seria deles? A gente até ri de um comentário desses, mas isso foi real!

Parece que o mesmo está acontecendo com os celulares e tablets hoje em dia. Observo tantas escolas e até mesmo municípios proibindo o seu uso em sala de aula! O que os professores, coordenadores e diretores precisam se conscientizar é que o mundo mudou. Não é mais possível continuar com o mesmo estilo de aula na qual o professor fala a maior parte do tempo e os alunos apenas escutam (será que eles realmente escutam tudo?). Precisamos nos adaptar a novos tempos, novos recursos, novas formas de pensar e muito mais.

Para tanto, eu incentivo muito que meus alunos usem seus celulares, tablets ou o computador da sala de aula para aprender nas aulas. Fico encantada ao vê-los todos pesquisando, conversvando e compartilhando conhecimento. Isso é muito enriquecedor!

Um dia desses, minha aluna Ana Karoline me mostrou no seu celular vários aplicativos para aprender inglês: as formas dos verbos irregulares, pronúncia e joguinhos. Há muita coisa disponível para que as pessoas aprendam línguas estrangeiras sem precisar carregar o peso de tantos livros. Com isso, já percebi que quem tem um smartphone não precisa mais comprar um dicionário escolar bilíngue porque há aplicativos que comprem essa função. Um peso a menos para ser carregado pelos alunos, menos papel e menos custo também.

Além disso, o uso desses equipamentos torna as aulas mais dinâmicas porque ao invés de o professor dar o conhecimento, ele instiga seus alunos a pesquisar o que precisam aprender. Essa prática é muito mais eficiente para os alunos porque eles se tornam ativos no seu processo de aprendizagem. Essa habilidade é extremamente importante porque eles não terão professores à disposição para sempre e precisam a aprender a ser autônomos na sua aprendizagem no futuro, já que o mundo estpa mudando sempre e cada vez mais rápido.

Compartilho com você algumas fotos dos meus alunos usando esses equipamentos nas minhas aulas:









Espero que aos poucos os professores comecem a se adaptar a nova realidade e passem a permitir que os alunos usem celulares e tablets para aprender. Basta que os professores transformem suas aulas expositivas em aulas de pesquisa.

Você pede que seus alunos usem esses equipamentos em suas aulas também?

Até breve!




1 comment:

isabel rochar said...

É maravilhoso poder, e querer, utilizar vários recursos,como computadores, celulares, tablets, etc... para ensinar e aprender línguas! Isto enriquece muito mais as aulas!!!