Monday, May 13, 2013

Mais aulas "engajativas"

Geralmente as aulas expositivas são cansativas. Mesmo que o professor se esforce muito mostrando imagens, apresentações em Power Point ou outros recursos visuais, é bastante difícil fazer com que todos os alunos consigam prestar atenção e aprender durante esse tipo de aula por mais de 30 minutos. Já pensou como se sentem nossos alunos tendo esse tipo de aulas de 7:30 da manhã às 12:50?

Acredito que é hora de revermos nossos modelos de aulas porque uma aula inteira só dando conteúdos durante todo o tempo não é garantia de aprendizagem. Acredito que o foco precisa mudar do ensino para a aprendizagem e, para que isso aconteça, vários estudiosos têm mostrado exemplos de técnicas, metodologias e métodos com o foco no aluno e em sua aprendizagem.

Para ilustrar melhor essa mudança de paradigma, conto para vocês como trabalhei hoje com meus alunos de Letras - inglês, da disciplina Teatro Anglófono. O tema da aula de hoje era Gêneros Teatrais.

Começamos a aula com uma revisão da aula anterior e falamos um pouco sobre o que aprendemos sobre a História do Teatro.

Depois disso, dois alunos encenaram um trecho de uma peça em inglês. Mas como os alunos ficaram um pouco apreensivos sobre a pronúncia e o significado de algumas palavras, decidimos fazer diferente a partir da próxima aula. Os alunos vão encenar peças curtas de 5 minutos em inglês e eles podem escolher que peça querem encenar, podendo inclusive criar suas próprias peças! Ou seja, em cada aula teremos encenações de diferentes alunos. Acredito que isso enriquecerá nossas aulas e ajudará os alunos a praticarem mais inglês.

Posteriormente, os alunos tiveram 20 minutos para conversar sobre os gêneros teatrais em duplas, trios ou grupos. Alguns alunos pesquisaram sobre o tema em casa e trouxeram materiais para a aula e outros usaram seus celulares, laptops ou o computador da sala. Achei muito interessante o quanto os alunos se envolveram na pesquisa e na discussão.

Compartilho com vocês algumas fotos dos alunos na aula de hoje.














O passo seguinte foi uma discussão com todos os alunos e foi muito legal ver as contribuições de cada grupo. Eles mostraram muitas informações interessantíssimas! Gostei muito! Para que pudéssemos aprender mais, a partir da lista dos gêneros que os alunos falaram, achei que seria bom que eles pesquisassem vídeos sobre cada um. Para tanto, a Laena tirou uma foto do quadro e a postou no grupo da disciplina no Facebook. Na próxima aula, assistiremos aos vídeos que os alunos encontrarem.



No fim da aula de hoje, perguntei aos alunos o que eles sentiam numa aula assim e alguns disseram que a aula fica mais interessante porque todos podem falar, que o tempo passa mais rápido, mas alguns ainda ficam um pouco perdidos numa aula em que eles têm que estar no centro de sua própria aprendizagem. Isso é de se esperar porque a maioria está acostumado a ir para as aulas e ficarem só ouvindo o que o professor fala. Mudanças exigem tempo.

Mesmo assim, como você pode ver, os celulares e computadores podem ser excelentes aliados para que todos os alunos participem ativamente das aulas.

Você incentiva seus alunos a participarem mais das aulas também?

Até breve!

No comments: