Saturday, May 25, 2013

Aprendendo a mochilar pelo Leste Europeu com nossa ETA Hilary Pollan

Viajar para o exterior é coisa para gente rica. Sempre ouço essa sentença quando falo para meus alunos viajarem para fora do Brasil. No entanto, com informações, planejamento e vontade, é possível sim viajar para diversos países e aprender muito sobre língua, cultura e muito mais.

Como ainda estamos no tema sobre o Mundo em nossas aulas de língua inglesa no curso de Letras, nada melhor do que aprender sobre viagem com nossa ETA (English Teaching Assistant) Hilary Pollan. Ela conhece vários países e ficou feliz em poder compartilhar suas aventuras com a nossa turma.

Ela começou sua apresentação dividindo a turma em pares ou trios e pediu que cada dupla ou grupo elaborasse uma pergunta geral e outra específica sobre a viagem dela. Os temas foram: alimentação, acomodação, transporte e cultura.

Para ilustrar sua apresentação, ela usou o site Prezi que permite umas animações diferentes das que normalmente encontramos no Power Point. Ela colocou um mapa do leste europeu com algumas fotos suas nas cidades que visitou e traçou a rota que fez entre as cidades. Essa ferramenta foi muito interessante porque deixou a apresentação mais dinâmica e interativa.

Ela compartilhou conosco suas visitas e passeios, os albergues em que se hospedou, a fazenda onde trabalhou como voluntária, fotos de lugares lindos, as festas e shows, praias, montanhas, viagens de trem e muito mais. Percebi que meus alunos ficaram maravilhados ao descobrir que é possível viajar sem ter tanto dinheiro. Eles aprenderam que se hospedar em albergues (ela até nos mostrou o melhor albergue do mundo!) é muito divertido e econômico.

Depois de sua apresentação, cada dupla ou trio fez as suas perguntas. Eu fiquei imensamente feliz e orgulhosa com a qualidade das perguntas deles!

Pude perceber e aprender que os alunos se interessam muito por fatos reais. Vi que eles gostaram muito de aprender sobre o mundo dessa maneira. Senti também que eles aprenderam que eles também podem se planejar para viajar para onde quiserem porque agora eles já têm as informações necessárias.

Compartilho com você algumas fotos da apresentação de ontem.








Você convida pessoas para ilustrar suas aulas também?

Até breve!


No comments: