Tuesday, May 7, 2013

É necessário esforço e tempo para aprender uma língua

Eu gosto muito de trabalhar com adultos. Eles são mais conscientes do que querem e têm maturidade para compreender mais sobre a aprendizagem.

No entanto, tenho percebido que o sistema em vigor tem exigido cada vez mais das pessoas e isso tem feito com que vários alunos não tenham tempo para se dedicar aos estudos de uma língua estrangeira. 

Por causa disso, já faz bastante tempo que alerto meus alunos que apenas frequentar aulas de qualquer curso não é suficiente para aprender um idioma. É necessário que se disponha de tempo todos os dias para ter contato com a língua que se deseja aprender. É imprescindível ouvir vários tipos de áudios (filmes, podcasts, vídeos, música, notícias e outros), escrever textos (chats, críticas, comentários, opiniões, emails), ler vários tipos de textos e falar com estrangeiros para realmente aprender.

É muito importante que nós, professores, conversemos sobre isso com nossos alunos. Eles têm que saber que o papel deles é extremante importante no processo de aprendizagem. Eles têm que saber que para aprender uma língua, eles têm que estudar todos os dias para terem resultados positivos. 

Para que os alunos saibam como estudar, acredito que nunca é demais oferecer apoio para nossos alunos com dicas. Compartilho com vocês alguns sites que podem ajudar nossos alunos a estudar em casa:

O Podbean oferece podcasts em inglês e em outras línguas sobre temas variados: http://www.podbean.com/


O Palabea é um site para pessoas que querem praticar línguas estrangeiras: http://www.palabea.com/


Esses dois sites podem ajudar nossos alunos a estudar mais e se tornarem autônomos no processo de aprendizagem de uma língua.

Você dá dicas de estudo para seus alunos também?

Até breve!

No comments: