Saturday, May 18, 2013

Mini-projeto de simulação de compras em um shopping center nos EUA

Para finalizar a unidade que tem "Compras" como tema, pensei que seria interessante que meus alunos de língua inglesa 2 conhecessem um pouco de algumas lojas de um shopping center nos Estados Unidos. Para que eles tivessem um objetivo para visitar os sites dessas lojas pensei em criar uma situação para que eles pudessem escolher o que e onde iriam comprar o que desejassem.

Disse que eles deveriam fazer de conta que tinham recebido uma bolsa de estudos para fazer um curso de verão na Duke University. Além disso, eles receberiam um cartão-presente de 10.000 dólares de um shopping center que fica em Durham, cidade onde fica a Duke. Os alunos deveriam visitar o site do shopping, verificar a lista de lojas, ler comentários sobre as lojas, entrar nos sites dessas lojas e escolher o que iriam comprar, onde e os motivos que os levariam a comprar nesses lugares.

Começamos a aula no laboratório de informática para que os alunos pudessem explorar esses sites e fazer suas escolhas. Depois disso, fomos para nossa sala de aula onde eles conversaram sobre suas escolhas em grupos.

O trabalho final seria postar no grupo da turma no Facebook o que comprariam, onde e os motivos que os levaram a escolher tais coisas.

Compartilho com você alguns momentos dessa aula e o que alguns alunos postaram no Facebook.














Como meu aluno Diego não gosta de fazer compras e preferiu não conversar sobre isso em grupos, ele me mostrou o texto que fez sobre uma simulação de ida a uma sessão de cinema no shopping que ele pesquisou. Para que ele aprendesse outras coisas sobre o tema, sugeri que ele desse uma olhada no livro didático para ver como esse tema é tratado lá. Achei interessante que ele foi direto para as páginas que dão sugestões para o professor. Aprendi com Marc Prenky que não é necessário que todos os alunos aprendem a mesma coisa ao mesmo tempo.


Abaixo você pode ver o que três alunas postaram sobre suas simulações de compras:




Acredito que os alunos aprenderam muito mais usando os sites das lojas nos EUA porque eles puderam ver as palavras e expressões que realmente são usadas por americanos. Por exemplo, minha aluna Thaianny aprendeu que se usa a palavra Wedges para dizer sandálias do tipo plataforma, vocábulo muito difícil de se encontrar em livros didáticos. Além disso, eles puderam ver os preços das coisas nos Estados Unidos e comparar com os preços exorbitantes aqui no Brasil.

Você também propõe que seus alunos visitem sites de lojas em outros países?

Até breve!

No comments: