Friday, March 15, 2013

Nossas aulas de línguas podem incentivar a criatividade

Há algumas semanas assisti a um TED Talk intitulado "Escolas matam a criatividade" do Sir Ken Robinson http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html. Esse vídeo me fez refletir muito e pensei em maneiras de eu ser diferente e ajudar meus alunos a usarem sua criatividade para aprender mais e melhor.

Pensando sobre o que assisti e minhas aulas, resolvi perguntar aos alunos de Letras - Língua Inglesa 1 se eles concordariam em fazer algo com o tema que havíamos estudamos há algumas semanas: Clima e Estações do Ano. Disse-lhes que poderiam apresentar qualquer projeto com o tema: uma música, uma dança, um desenho, um vídeo ou outros. Eles poderiam fazer esse projeto sozinhos, em duplas ou em grupos. Eles aceitaram a ideia e começaram a pensar no que fariam.

Hoje, finalmente, foi o dia da apresentação dos projetos. Eu não sabia de nada e foi tudo surpresa! Eu simplesmente fiquei encantada com a dedicação e a criatividade dos meus queridos alunos!

Mostro para vocês um pouquinho de cada apresentação:

Eliene apresentou um vídeo de sua entrevista com sua aluna chilena de 11 anos que fala inglês fluentemente. Elas conversaram sobre o clima e as estações do ano no Chile e em Belém. Eliene gostou muito de ter ouvido sua aluna falar sobre o Chile e usar muitos marcadores discursivos da fala como: I mean, you know, uh, well.

Diego falou da relação entre Belém, a chuva e as lindas mangueiras que enfeitam a nossa cidade. Ele mostrou várias fotos da cidade para ilustrar sua apresentação.

Ivo e Tássia recitaram um lindo poema sobre o tema Clima e Estações do Ano escrito pelo Ivo. Eu não sabia que tinha um aluno poeta e fiquei feliz ao ouvir tão belo poema!

Gisele e Eduardo pesquisaram vários vídeos na internet sobre a reação das pessoas quando veem a neve pela primeira vez. Eles editaram os vídeos em um só e colocaram legendas em inglês para que pudéssemos compreender melhor o que as pessoas emocionadas falavam. Foi muito legal assistir a esse vídeo!

Guilherme falou da importância de fazermos bem o nosso papel de cidadãos conscientes não jogando lixo na rua para evitar que os alagamentos em Belém aconteçam. Ele explicou também que a causa de alguns alagamentos é a mará alta em alguns períodos do ano.

Rayssa apresentou um desfile de roupas apropriadas para cada Estação do Ano.

Hewellyn Cristiny mostrou um vestido para a primavera e falou características dessa estação.

Naianne apresentou uma roupa para o verão e aspectos dessa estação.
 

Bianca apresentou uma roupa adequada para o outono e explicou detalhes sobre essa estação.

 Priscila mostrou uma roupa para o inverno e apresentou algumas caraterísticas dessa estação.

 Sabrina deu dicas de como se vestir adequadamente nos dias de inverno.

 Camila apresentou um lindo vídeo sobre patinação no gelo.

 Débora mostrou alguns esportes radicais de inverno.

Ela também mostrou seus lindos desenhos sobre o tema. Ela é uma desenhista excelente!
 

Raquely, Thaianny e Karoline cantaram duas músicas de verão enquanto Beatriz tocava violão e cantava também. Eu não sabia que ela tocava violão. Elas deram um show de música!
 

Para nossa surpresa, elas nos tiraram para dançar a música de verão!

A turma toda se divertiu dançando a música de verão!

Todos felizes depois de apreciar tão lindos projetos. Até a Hilary, nossa ETA (English Teaching Assistant), esteve conosco hoje!

Depois das lindas apresentações, saboreamos o nosso coquetel e nos divertimos dançando algumas músicas do jogo Just Dance que eles encontraram no YouTube. Sim, até eu e professora Cristina dançamos com nossos alunos. :-)

Realmente pude perceber que permitir que nossos alunos usassem a sua criatividade para aprender rende excelentes resultados. Todos eles falaram em inglês com um nível maior do que o esperado para uma disciplina de 1o nível de língua. Ou seja, a autonomia, a criatividade e a liberdade os ajudaram a aprender mais e melhor

Você também estimula seus alunos a usarem a criatividade para aprender línguas?

Até breve!

5 comments:

Walkyria said...

I heard you singing and interacting so vividly when I went by your room this morning and I thought to myself "There's some learning taking place here!".

Walkyria said...

I heard you singing and interacting so vividly when I went by your room this morning and I thought to myself "There's some learning taking place here!".

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Today was a wonderful day, Wal! :-)

Anonymous said...

Que ideia maravilhosa! Estou iniciando nesta vida agora... estudando para me tornar uma teacher e quero sempre ter aulas assim, onde os alunos possam se sentir felizes e terem sempre vontade de aprender!
- Adorei o blog! Um abraço!

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Muito obrigada por seu comentário! Muito sucesso sempre e conte com meu apoio e torcida! :-)