Wednesday, March 27, 2013

Ainda mais projetos de ensino de língua estrangeira usando tecnologias e temas importantes

Hoje mais alunos da turma de Tecnologias no Ensino de Línguas Estrangeiras - Língua Inglesa apresentaram seus projetos de ensino.

Compartilho com vocês os resumos das maravilhosas ideias de projetos dos meus alunos.

As apresentações começaram com a dupla Leslie e David que falaram sobre seu projeto com o título Coisas que gosto e não gosto no meu bairro. Eles propõem estimular seus alunos a refletirem e a ter uma visão mais crítica sobre o lugar onde moram e o que podem fazer para deixá-lo melhor. Os alunos produzirão fotos e vídeos e compartilharão essas mídias em um grupo no Facebook em conjunto com alunos de um outro país encontrado no site www.epals.com .


Em seguida, Jean e Jéssica falaram sobre um tema parecido, mas com um olhar para a vida cotidiana nos bairros. Eles propõem que os alunos conheçam melhor seus bairros através de fotos e vídeos com legendas descritivas em português e inglês. Essas mídias serão postadas em uma Fan Page da cidade no Facebook. E eles também farão parcerias com alunos de um outro país no qual todos irão fazer comentários nas fotos e vídeos postados nas Fan pages das respectivas cidades e aprender mais sobre cada lugar.


Depois deles, Daniela e Vanessa apresentaram um projeto com o tema Paz Mundial. Esse projeto propõe estimular os alunos a refletir sobre a Paz e a não deixar os alunos se acostumarem com a violência que está presente em nossa cidade. Os alunos produzirão vídeos com fotos sobre o tema Paz com uma música que tenha a letra sobre o mesmo assunto. Depois disso, os alunos postarão seus vídeos na internet e os alunos de um outro país farão comentários sobre cada vídeo. Os alunos brasileiros assistirão os vídeos produzidos por seus parceiros estrangeiros e deixarão comentários também.


Na sequência, Jonny e Odileila nos mostraram seu projeto sobre "O que você quer ser?". Eles trataram desse tema porque perceberam que muitos adolescentes ficam sem perspectiva no futuro em virtude de viverem em um lugar com vários problemas sociais. Eles querem proporcionar encontros entre seus alunos e profissionais de várias áreas para que possam compartilhar um pouco de seu trabalho com os alunos; pretendem estimular seus alunos a pesquisarem sobre várias profissões e a conversarem sobre esse tópico com alunos de outros países usando vídeos e a internet. Foi sugerido que eles possam usar o site https://voicethread.com/ para essa interação.



Após esse projeto, Allana e Luiza apresentaram um trabalho com o tema Meu lugar, meu espaço. Elas também querem ajudar seus alunos a refletirem sobre o lugar onde moram e a fazer fotos, vídeos e podcasts para postar em um blog no qual os próprios alunos postarão textos orais e escritos sobre sua comunidade. Eles também interagirão com alunos de outro país comentando e aprendendo mais sobre o tema através desses blogs.



Max e Verônica apresentaram um projeto sobre Alimentação saudável no qual os alunos pesquisarão receitas de pratos saudáveis e farão vídeos fazendo essas receitas. Os alunos interagirão com alunos em uma escola na Austrália falando sobre o tema mencionado.


Finalmente, Jaqueline nos mostrou uma excelente ideia de conscientizar os alunos a respeito de alimentos saudáveis. Os alunos farão vídeos e interagirão sobre o tema através do Skype com crianças de outro país. Ela nos mostrou um lindo vídeo exemplo com seus familiares e vizinhos falando sobre as frutas em inglês. Nós amamos muito a participação deles na nossa aula.



Como você pode constatar, a educação do século 21 nos proporciona muitas ferramentas para interagir com pessoas do mundo inteiro para que possamos praticar línguas aprendendo conteúdos importantes para a vida e que possamos deixar um mundo melhor do que encontramos.

Vamos continuar a aprender e a praticar línguas estrangeiras de maneira mais real usando esses projetos. Se você quiser tentar também, deixe seu email que mandamos os projetos escritos com todos os detalhes para você.

Até breve!

2 comments:

Jean Santos said...

Ainda lembro bem o do projeto d Jaqueline! Foi demais a apresentação dela.
A gente conheceu uma outra Jaqueline naquele dia. Ficamos muito felizes com o resultado dela. =D

Jean Santos said...

Lembro bem a apresentação da Jaqueline. Foi sensacional.
Ficamos surpresos e felizes com o potencial dela.