Tuesday, March 26, 2013

Mais projetos de ensino de língua estrangeira com tecnologias e temas importantes

Hoje meus alunos de Tecnologias no ensino de línguas do curso de Letras - Língua Francesa apresentaram seus maravilhosos projetos que podem ser feitos em escolas públicas.

Compartilho resumos de cada apresentação com vocês.

Débora e Ruby foram a primeira dupla a apresentar seu projeto com o título Moda e Língua Estrangeira. O objetivo desse projeto é ajudar os adolescentes a se conscientizarem sobre a customização de roupas e acessórios para que haja uma maior conscientização a respeito de uma moda sustentável. Haverá o incentivo à troca de roupas e sapatos e às ideias de como customizar o que vestimos. Os alunos aprenderão esses termos em francês para que eles possam interagir com alunos de um outro país através de um blog sobre moda sustentável.



Depois dessa apresentação, Lorena falou sobre seu projeto com o tema Alimentação dos adolescentes. Esse tema é muito importante para despertar a consciência sobre hábitos alimentares mais saudáveis através da reflexão sobre o que os alunos consomem e o que seus amigos em outro país (encontrados através do site www.epals.com) consomem também. Os alunos conversarão sobre o que gostam de comer e farão reflexões sobre o que é ter uma alimentação saudável.



A terceira apresentação foi feita pela Jéssica e pela Amanda com o título "Por um Cidadão Consciente". Elas falaram sobre a importância de os alunos aprenderem a ter consciência sobre o consumismo, reaproveitamento de objetos e o lixo que produzimos. Os alunos farão pesquisas sobre objetos feitos com materiais reaproveitados e criarão os seus também. Os alunos também farão vídeos sobre o tema e mostrarão seus produtos para seus amigos de outro país através de blogs ou Skype.



A quarta apresentação foi feita pela dupla Daniele e Isabelle sobre o tópico "Meu Dia a Dia". Elas acreditam que os alunos precisam de um espaço e tempo para falarem sobre suas rotinas diárias e sobre o que gostam de fazer no seu dia a dia. Eles compartilharão essas informações com seus amigos de outro país através de um blog e do Skype.


A última apresentação do dia foi feita pela Mayara e pela Blenda (com sua linda filhinha na barriguinha). O projeto delas trata sobre Práticas de Sustentabilidade em Língua Francesa. Esse trabalho será feito em conjunto entre os alunos de uma escola pública em Belém, uma ONG - http://enfantsdamazonie.org/ na Ilha do Marajó e alunos da França. Os alunos interagirão sobre o tema de sustentabilidade através de emails e blog.


Todos os projetos mostram que o ensino de línguas estrangeiras está indo muito além de apenas mostrar regras linguísticas. Os alunos do século 21 querem tratar de temas de muita importância para o mundo o usar a língua estrangeira para poder interagir com pessoas do mundo inteiro para encontrar soluções para deixar o mundo melhor do que encontramos.

Se você quiser receber os projetos escritos das apresentações citadas, é só deixar seu email nos comentários deste post.

Você ensina usando esses temas também?

Ate breve!


5 comments:

Denis Frank Machado said...

parabens pela ótima idéia. Se possivel compartilhe o material denismachadoo@gmail.com

obrigado

Denis Frank Machado said...

parabens pela idéia e por favor mande o material denismachadoo@gmail.com

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Obrigada, Denis. Meus alunos irão te enviar os projetos. :-)

Marly Soares said...

Parabéns pelos projetos e pelas postagens compartilhadas. Também gostaria de ter acesso as projetos. Obrigada Cintia.

Marlynsoares@yahoo.com.br

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Oi Marly, meus alunos irão te enviar os projetos. :-)