Tuesday, March 12, 2013

Prestando mais atenção nos alunos do que no conteúdo

Muitas vezes estamos tão preocupados em cobrir o conteúdo programático que esquecemos de observar nossos alunos. Como podemos tentar mudar essa situação?

Ainda encantada com o livro do Marc Prensky, tenho tentado ficar mais atenta na questão de prestar mais atenção nos meus alunos ao invés de só me preocupar com o conteúdo que tenho que ensinar (mesmo sabendo que muitas vezes os alunos não aprendem no momento da aula, mas sim depois de terem contato com o assunto muitas vezes). Esse comportamento tem me deixado mais feliz com minhas aulas e em estar com meus alunos. Vê-los felizes, rindo e participando ativamente das aulas me deixa muito mais realizada com meu trabalho.

Compartilho com vocês como tenho tentado prestar mais atenção nos alunos nas aulas de hoje:

Nas minhas aulas de inglês do curso livre, ao invés de cortar o papo em inglês que meus alunos estavam tendo sobre hábitos de TV, deixei-os conversarem um pouco mais, mesmo sabendo que eu iria atrasar o meu cronograma. Afinal de contas, eu tenho que ajudá-los a aprender e não mostrar todos os exercícios do livro! Tenho que lembrar que o meu objetivo é ajudá-los a se comunicarem em inglês e não terminar o livro....

Na minha aula de Tecnologias no ensino de línguas, fiquei impressionada o quanto os alunos se interessaram muito mais em aprender quando eles ficam mais livres para pesquisar como querem os tópicos do conteúdo programático! Amei ter visto cada um de meus alunos aprendendo muito mais assim do que se eu tivesse dado uma aula na qual apenas eu iria expor o assunto.

Eu também tenho aprendido muito com eles porque eles fazem pesquisam em diversos sites e depois compartilham com todos no nosso grupo no Facebook. Vejam algumas coisas interesantes que eles pesquisaram hoje:













É, minha gente, depois de 20 anos ensinando línguas, aprendi que tenho mesmo que ser uma guia e orientadora para ajudar meus alunos a aprender. Acho que esse é o segredo.

Você também ajuda seus alunos a aprender?

Até breve!




No comments: