Friday, March 22, 2013

Último Encontro do Projeto ÍCONE Duke - UFPA

Hoje foi o nosso 6o e último encontro do Projeto ÍCONE Duke - UFPA.

Lembro que esse projeto teve como objetivo proporcionar interações através do Skype entre meus alunos de Letras - inglês da Universidade Federal do Pará, na Amazônia Brasileira, com os alunos de português da Duke University, nos Estados Unidos.

Eu e a Professora Magda Silva, diretora do Programa de Português da Duke University planejamos os encontros e os temas a serem tratados. Para que nossos alunos conseguissem interagir bem nas duas línguas (metade do tempo em português e metade em inglês), os ajudamos a aprender o que eles conversariam durante os encontros. Eu gostei muito de ver os diversos temas serem tratados com muita atenção porque os alunos não estavam aprendendo apenas para fazer provas, mas para interagir com seus amigos estrangeiros.

Os temas selecionados foram bem variados: Amazônia, Estados Unidos, universidades, cultura, livros, relacionamentos, feriados, tradições, hobbies, Copa do Mundo, Olimpíadas, filmes, música, estereótipos e muito mais.

Eu gostei muito de ver meus alunos interagindo de maneira muito entusiasmada com seus pares na Duke University. Embora os encontros fossem fora do horário de suas aulas, muitos alunos ficavam para ter a oportunidade de participar. Acho que eles estavam muito motivados para interagir com seus pares nos EUA.

Vejam as fotos do nosso encontro de hoje:

Magda lá nos EUA e eu aqui em Belém colocando os alunos com seus pares.

                                     

Beatriz

 Ivo

Gisele

Débora

Eduardo

Karoline

Tássia

Naianne

Thaianny

Terminamos o nosso encontro com um "Tchau" em conjunto.

Após esses seis encontros, pude verificar que meus alunos ficaram muito motivados em aprender e praticar línguas com keypals. Por causa disso, vou continuar a proporcionar projetos assim para meus alunos. Aprendi de vez que para aprender línguas eficazmente, é necessário que nossos alunos interajam com estrangeiros.

Você também proporciona essas interações também?

Até breve!


No comments: