Tuesday, March 5, 2013

Ajudando os alunos a aprender

O livro Teaching Digital Natives do Marc Prensky definitivamente mexeu comigo. A cada página lida, novas reflexões se passam pela minha cabeça e novas formas de trabalhar surgem diante dos meus olhos.

Para colocar em prática os ensinamentos do Prensky, resolvi fazer modificações nas minhas aulas. Ao invés de ensinar, faço perguntas sobre um tema e incentivo meus alunos a pesquisar para aprender.

Conto para vocês o que fiz hoje na minha aula de Tecnologias no ensino de línguas estrangeiras para os alunos da graduação em francês.

O tema era Educação a Distância. Começamos com um aquecimento conversando sobre quem já tinha feito algum curso à distância e sobre como tinha sido a experiência. Duas alunas se manifestaram e foi interessante ouvir que a Lorena amou ter aprendido assim e que a Amanda não tinha gostado de sua experiência.  Vários alunos não sabiam muito sobre isso, e foi então que fiz a seguinte proposta: Vamos pesquisar sobre Educação a Distância, ver algumas características, vantagens e desvantagens, benefícios, tipos de cursos e tipos de materiais usados nessa modalidade. Como nossa aula é no laboratório de informática, os alunos poderiam usar a internet para fazer suas pesquisas. Disse-lhes que eles poderiam pesquisar em qualquer tipo de mídia: artigos, vídeos e entrevistas por 40 minutos.

Para minha alegria, rapidamente os alunos começaram a encontrar informações maravilhosas. Vi que eles estavam muito empolgados e trocavam informações entre si sobre cursos interessantes, sites internacionais e muito mais. Eles postaram o que viram no nosso grupo no Facebook. Vejam algumas postagens deles:

Gostei muito de ver a Ruby compartilhando e falando sobre vários vídeos falando sobre a Educação a Distaância, até mesmo suas amigas de sala gostaram muito do que foi postado.



O que é educação a distância?

Para refletir:
http://www.eca.usp.br/moran/dist.htm
Unlike ·  ·  ·  · 3 hours ago

Foi maravilhoso ouvir a Isabelle falando desse texto acima que ela encontrou. :-) Conversar sobre o assunto com ela foi muito legal! Devemos personalizar a aprendizagem sempre!



Achei muito legal ver a Débora comentar sobre o vídeo que a Blenda postou. Ela aprendeu que o mercado de trabalho é muito receptivo com as pessoas que fizeram cursos à distância.



Também gostei de ver a aluna Débora fazendo uma ligação entre o que estamos aprendendo com uma matéria que passou no Fantástico, programa de TV que passa aos domingos no Brasil.



Achei muito legal também quando a Lorena sugeriu que todos fizessem esse curso sobre como administrar melhor o nosso tempo. Vários alunos se interessaram!



Também amei ver a sugestão da Jéssica sobre como aprender e a ensinar na modalidade online. Aposto que esse curso deve ser muito bom!

Sei que ainda há muito para ser aprendido sobre esse tema, mas mesmo que eu tivesse dado uma aula tradicional na qual eu ensinaria dando uma palestra sobre o assunto, aconteceria o mesmo de os alunos não aprenderem tudo em uma única aula. O que mais gostei de ver na aula de hoje foi ver a empolgação dos alunos descobrindo, pesquisando, analisando e aprendendo.

Hoje eles aprenderam que Educação a Distância pode ser uma excelente modalidade de aprendizagem, principalmente porque pode proporcionar ensino para quem não pode frequentar cursos presenciais.

Se você também se interessou pelo assunto e quer fazer alguns cursos ou disciplinas à distância, sugiro os sites:





  • Coursera - faça cursos das melhores universidades do mundo, de forma online e de graça (em inglês, francês, espanhol, italiano e chinês) : https://www.coursera.org/ Só hoje eu soube que o Coursera tinha cursos em outras línguas graças a minha aluna Jéssica que descobriu isso! :-)


Você também ajuda seus alunos a aprender?

Até breve!


2 comments:

Aline Lobo said...

Oi, Cintia, adorei a ideia! Penso que aquelas disciplinas que o professor pede para estudarmos e levarmos em seminários o semestre inteiro, deveriam ser na verdade assim (sendo em UM momento do curso - ou pouco mais, mas não toda a disciplina). Seria legal se os professores que fazem isso, lessem sua ideia e ao invés de fazer uma disciplina de 30 a 60 horas em q os alunos dão "aulas avulsas", eles na verdade dinamizassem o curso... Num momento eles passam leitura e falam sobre ela, noutro os alunos apresentam e em algum essa tua excelente ideia ai, alguns minutos da aula seriam para pesquisarem todos juntos e debaterem no mesmo momento ou via algum outro recurso. Fico feliz em ver algo do tipo ser feito em disciplina de ens superior. Acredito que há muito o que ser reformulado na didática dos professores do nosso curso ainda e admiro quem ainda tem paixão para dinamizar e inovar (meu tcc tem um pouco a ver com isso). A ousadia na didática do prof também é qualidade de ensino no ensino superior! Especialmente num curso de licenciatura, onde nossos PROFESSORS deveriam mostrar paixão também e nos inspirar sempre. Parabéns!

Cintia Costa said...

Muito obrigada por seu comentário, Aline! Vamos plantando as sementes para que cresçam árvores frondosas e cheias de frutos deliciosos. :-)