Friday, March 1, 2013

Aprendendo línguas estrangeiras interagindo com estrangeiros


Será que em pleno século 21 devemos continuar a ensinar línguas apenas usando os diálogos dos livros didáticos? Que tal experimentar atividades de interação real com parceiros estrangeiros para ensinar línguas?

Hoje meus alunos de Língua Inglesa 1 tiveram mais um encontro com seus amigos da Duke University através do Skype do Projeto ÍCONE Duke-UFPA. Cada aluno meu falou em português e inglês com um aluno de português da minha amiga Magda Silva, Diretora do Programa de Português da Duke.

Magda e eu selecionamos os temas da interação e os alunos falaram e perguntaram sobre a Amazônia brasileira, Estados Unidos, comidas típicas, refeições, esportes, planos para o futuro, sonhos e outros temas.

Mesmo com alguns pequenos problemas (conexão instável em alguns momentos e número de alunos diferentes aqui no Brasil e lá nos Estados Unidos), acredito que os alunos gostaram muito da experiência. Particularmente, eu gosto muito quando eles falam da nossa própria cultura, das comidas típicas e da nossa região em inglês! Também amei vê-los tão empolgados a ponto de ficarem tristes quando foi hora de se despedir dos amigos da Duke.

Estou muito feliz com esse projeto porque vejo os alunos aprendendo muito e com muito interesse. Mais do que aprender a língua, eles estão aprendendo sobre a nossa cultura e sobre a cultura dos amigos. Com isso, eles se sentem mais valorizados e aprendem a dar mais valor para tudo que é nosso daqui da Amazônia, região tão rica e cheia de preciosidade!

As fotos abaixo mostram nosso encontro de hoje.

                                     














Seus alunos também interagem com estrangeiros?

Até breve!



No comments: