Wednesday, April 3, 2013

Quer ideias revolucionárias para suas aulas? Três educadores podem nos inspirar.

A área da educação é muito rica e tem algumas pessoas especiais e iluminadas que podem nos ajudar a ensinar línguas estrangeiras de uma maneira mais válida e real. Esse ano tive a alegria de conhecer três pessoas especiais que têm me inspirado muito.

Compartilho com vocês um pouquinho sobre essas pessoas.

Primeiro tive a felicidade de ler um artigo do Marc Prensky. Ele me ajudou a refletir sobre o meu papel como educadora e o papel dos nativos digitais, nossos alunos de hoje. Ainda estou lendo o livro dele Teaching Digital Natives e tenho pensado em formas de mudar minhas aulas ainda mais para usar a pedagogia da parceira. Você pode ler mais sobre o Prenky no site dele: http://www.marcprensky.com/ . É possível também encontrar entrevistas dele no YouTube e em revistas no Brasil e em outros países. 

Depois, minha amiga Brijha Gibson me mostrou um excelente e iluminado educador e antropólogo Tião Rocha, criador da pedagogia da roda. Vi algumas entrevistas dele no YouTube e vi o site de sua ONG. Fiquei encantada com suas ideias sobre educação e também tenho refletido com alguns alunos sobre maneiras de poder colocar algumas ideias dele em prática na Universidade Federal do Pará. Assim que as ideias se transformarem em realidade, postarei-as aqui. Você pode conhecer mais sobre o trabalho do Tião Rocha aqui: http://www.cpcd.org.br/ Também é possivel assistir a várias entrevistas dele no YouTube, uma delas é essa: http://www.youtube.com/watch?v=rFGdhv9PMMo

Finalmente meu amigo William Monteiro me mostrou o indiano Bunker Roy. Ele tem revolucionado alguns países com suas ideias do Movimento dos pés descalços. Esse movimento mostra como pessoas que moram nas zonas rurais e muitas analfabetas se tornam artesãos, engenheiros, dentistas e médicos em suas próprias comunidades. Você pode assitir a um TED Talk do Bunker Roy aqui: http://www.ted.com/talks/bunker_roy.html

Você quer ajudar seus alunos a aprender línguas estrangeiras de maneira revolucionária também?

Até breve!




No comments: