Saturday, April 13, 2013

A interação com estrangeiros é essencial para a aprendizagem de línguas

Já escrevi algumas vezes que a aprendizagem de línguas estrangeiras pode ser facilitada através da interação com estrangeiros. Antes de termos o acesso fácil à internet, essa interação se dava através apenas da troca de cartas e cartões postais que levavam dias ou semanas para chegarem aos seus destinos.

Com a popularização da internet e com conexões cada vez melhores, mundo todo vai podendo se integrar não apenas através da escrita, mas também com recursos de áudio e vídeo. É verdade que ainda ocorrem falhas, mas observo que as falhas estão ficando cada vez menores.

Para proporcionar mais oportunidades de interação com estrangeiros, eu e a Professora Magda Silva (Diretora do Programa de Português da Duke University - EUA) planejamos mais um encontro de alunos usando o Skype. Dessa vez, convidamos mais pessoas para participar dessa interação também.

Como a minha universidade está em recesso, alguns alunos confirmaram que iriam participar mas não puderam comparecer. Apenas dois alunos - Ivo e Débora - compareceram. Acredito que isso deva ter acontecido porque muitos alunos moram muito longe da universidade (mais de 2 horas de ônibus). E também porque houve uma falha na comunicação. Alguns pensaram que o encontro seria uma hora depois por causa do horário de inverno que terminou nos EUA no início neste mês. Mesmo com um número diferente entre os alunos daqui e os dos EUA, encontramos soluções para nosso encontro.

As soluções foram: meu marido (que fala inglês fluentemente), o nosso English Teaching Assistant Patrick (que está aprendendo português) e a monitora do laboratório de informática Dayene (embora seja aluna de Letras - Espanhol, ela pôde contribuir falando em português com os alunos dos EUA) participaram e ajudaram muito no encontro. Depois de termos começado, outra aluna chegou, a Sarah. Ela também pensava que o encontro começaria depois, mas conseguiu interagir um pouco com os alunos da Duke também.

Você pode ver fotos de ontem aqui:

 Patrick

Dayene

Ivo

 Débora

 Eduardo

 Sarah


Como tínhamos menos alunos aqui, resolvemos colocar cada aluno daqui com dois ou três lá nos EUA. Acho que deu certo e eles puderam interagir falando sobre temas variados. 

Além disso, a energia acabou no início do nosso encontro, mas voltou rapidamente e faltou de novo bem na hora que tínhamos que terminar. Os alunos daqui ficaram um pouco frustrados com isso porque não puderam se despedir direito dos seus colegas de lá. Infelizmente esse problema de falta de luz acontece frequentemente na minha universidade. Mesmo assim, todos conseguiram conversar sem querer terminar a conversa.

Em virtude dos resultados obtidos nesses encontros, tenho refletido cada vez mais sobre as minhas aulas. Não quero mais como reproduzir o mesmo modelo de aula tradicional já que há tantas ferramentas de interações disponíveis para todos. Quero proporcionar mais momentos assim para todos os meus alunos para que eles possam aprender a língua de uma maneira mais real e significativa.

Você proporciona essas interações para seus alunos também?

Até breve!



No comments: