Monday, April 29, 2013

Mudando a maneira de ensinar para a Pedagogia da Parceira do Marc Prensky

O livro Teaching Digital Natives do Marc Prensky tem me ensinado muitas ideias sobre o ensino e a aprendizagem dos nativos digitais. Tenho lido e experimentado várias sugestões em minhas aulas e tenho visto resultados positivos desde então. 

Compartilho com vocês alguns aspectos do livro sobre como mudar para começar a usar a Pedagogia da Parceira nas minhas aulas.

Aprendi que para ser bem sucedida, os professores que usam a Pedagogia da Parceria devem ver seus alunos como parceiros no processo de aprendizagem. Essa é uma grande mudança do modelo em que os  papeis são estabelecidos em aulas tradicionais, onde os professores são os especialistas com todas as habilidades e informações e os alunos são os recebedores do conhecimento do professor.

O trabalho do professor é promover a aprendizagem de uma forma que seja significativa e desafiadora para todos os alunos. Esse tipo de pedagogia requer mais tarefas práticas, mais pensamento independente e mais criação por parte dos alunos.

Tendo essas ideas em mente, já que o novo período começou hoje, pude finalmente experimentar usar a Pedagogia da Parceria desde o início das minhas disciplinas: Língua Inglesa 2 e Teatro Anglófono.

Como parceiros na aprendizagem, resolvi decidir o planejamento dos projetos, aulas e avaliações com os alunos. Para tanto, na disciplina Língua Inglesa 2, criei um documento no Word e digitei os temas das unidades a serem estudadas. Também coloquei perguntas sobre como os alunos gostariam de aprender, de ser avaliados e que projetos querem de fazer nesse período. Projetei esse documento no quadro usando o data-show e, em grupos, os alunos tiveram 30 minutos para discutir.

Fotos da aula de hoje:








Depois desse tempo, tivemos uma conversa com todos para tomar as decisões. Algumas sugestões foram as seguintes e me ajudaram muito:

- A professora precisa mostrar os aspectos gramaticais no livro para que os alunos possam se guiar melhor.
- A professora precisa variar as formas de fazer revisão dos aspectos estudados. 
- Os alunos querem praticar mais as habilidades todas as semanas e entregar algum texto oral ou escrito todas as sextas-feiras. 

Como não tivemos tempo para decidir sobre os projetos e avaliações, postei o documento no grupo da turma no Facebook. Um dos alunos vai transformar esse documento em algo parecido com o Google Doc para que todos possam contribuir com ideias e sugestões. Vamos definir tudo na próxima seguinte.

Eu gostei muito de começar as aulas assim! Ao invés de eu decidir tudo como fazia antes, trabalhar com a parceira é muito gratificante porque todos se tornam responsáveis pela aprendizagem. Além disso, eles têm a liberdade para escolher maneiras de aprender de acordo com seus interesses. Nada melhor do que aprender de uma maneira mais personalizada (temos que lembrar que as pessoas são diferentes e podem trilhar caminhos diferentes para aprender).

Você decide algum aspecto de suas aulas com seus alunos também?

Até breve!

1 comment:

isabelrochar said...

Profa. Cintia Costa,
Fiquei muito feliz em saber que as aulas de Inglês do Curso de Letras da UFPA ganharam essa sua "magnífica contribuição" e estão realmente acrescentando conhecimento aos seus alunos!
Se eu já lhe admirava, Profa. agora admiro muito mais! Isto tudo é incrível, excelente mesmo! Parabéns!!! Deus lhe abençoe, sempre!!!