Wednesday, April 10, 2013

Recepção dos Calouros de Letras - inglês com muito carinho

Hoje minha Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Federal do Pará teve a alegria de receber os calouros. Como sou chefe de câmara de inglês do turno matutino, fui a responsável em apresentar a nossa licenciatura em inglês.

Lembro que eu já tinha preparado uma apresentação dessas usando o Power Point há alguns anos. No entanto, ao revê-la, tudo me pareceu um pouco frio. Com minhas novas aprendizagens sobre a importância de o aluno estar no centro de tudo, resolvi mudar o foco do que iria apresentar. Pensei em apresentar o nosso curso de uma maneira bem acolhedora e auxiliando os alunos nessa transição do ensino médio para o ensino superior. Além disso, como acredito que estamos em constante aprendizagem, resolvi experimentar usar o Prezi para fazer minha apresentação dessa vez.

Gostei muito de usar esse site! Acho que a apresentação ficou mais interessante, mas sei que ainda há muito para eu aprender. Você pode ver o que preparei aqui: http://prezi.com/gthfqysiii_n/class-of-2017/?kw=view-gthfqysiii_n&rc=ref-37365481




Diferente dos anos antoriores, apenas com a apresentação dos docentes e técnico-administrativos, tivemos a presença de alguns alunos da minha turma de Língua Inglesa 1 (Beatriz, Ivo, Ana Karoline, Thaianny e Raquely) na recepção. Eles tiveram a ideia de elaborar um handout sobre a disciplina funamentos da linguística para que os calouros pudessem saber de antemão um pouco do que eles irão estudar a partir de agosto. A professora Maria Clara, que lecionou essa disciplina, ficou muito orgulhosa e os ajudou na elaboração desse material que ficou lindo! Eles criaram uma linha do tempo com as correntes linguísticas e elaboraram algumas perguntas que guiam os leitores na pesquisa dessa área.


Além de os alunos compartilharem seu conhecimento sobre linguística, eles também contaram suas experiências como estudantes na UFPA. Acho que os calouros gostaram muito de ouvir outros alunos falando sobre suas vidas na universidade.



Também contamos com a participação das professoras Maria Clara, Larissa e Sádie falando sobre o projeto Aconselhamento Linguageiro do nosso instituto. Esse momento foi muito importante porque elas puderam mostrar várias maneiras de ajudar os alunos que possam vir a precisar de um auxílio mais personalizado na aprendizagem do inglês.


Para abrilhantar o nosso encontro, a nossa ETA (English Teaching Assistant) Hilary apresentou sobre as oficinas que ela e o Patrick estão desenvolvendo nesse ano. Achei muito legal os calouros terem tido a oportunidade de ouvir uma nativa falando inglês. Depois de cada fala, tivemos o cuidado de traduzir o que ela tinha dito para que os calouros que ainda não sabem a língua entenderem o que ela havia falado.

Depois dessas apresentações, achei importante que os alunos se conhecessem e que compartilhassem um pouco de seus sonhos, expectativas e planos em pequenos grupos. Fiquei muito feliz ao ver meus alunos ajudando, ouvindo e aconselhando seus colegas calouros. Eles foram essenciais para o sucesso de hoje!




Finalizamos o nosso encontro com um pequeno passeio por alguns espaços que dispomos na FALEM.

                                     



Enfim, acho que foi muito bom poder acolher os calouros de uma maneira carinhosa, pois o mais importante de tudo é o amor.

Você acolhe os novatos assim também?

Até breve!

PS: Créditos de várias fotos: Raquely Caldeira

1 comment:

Lucy Holanda said...

Que ótima iniciativa!!! queria eu ter tido toda essa recepção!