Sunday, January 13, 2013

Uso de materiais autênticos no ensino da língua estrangeira

Lembro muito bem quando meu professor do CCBEU levou uns cardápios americanos para a aula. Eu amei aprender vocabulário usando um menu de verdade, além de ter ficado morrendo de vontade de experimentar aquelas delícias!

Usar materiais autênticos é maneira bem interessante de ensinar vocabulário, ou seja, materias que não foram preparados para uso didático, mas que podem perfeitamente ilustrar e enriquecer nossas aulas. Tenho usado mapas de diversos lugares nos EUA, folders, revistas, propagandas e tudo mais que eu conseguir em viagens. Mas se você não possui esses materiais, não tem problema, a internet lhe fornece muito material autêntico.

Vejamos duas ideias.

Quando você for ensinar sobre alimentos, nada melhor do que mostrar cardápios de restaurantes ou sites de supermercados.

Você pode pedir para os alunos simularem que estão em um desses restaurantes e eles têm que fazer seus pedidos como se estivessem lá, consultadando os cardápios.

Para ver como é a estrutura de uma interação real em um restaurante americano, sugiro consultar o livro On Speaking Terms, da Eliana Santana-Williamson.


Dois restaurantes nos EUA que têm cardápios grandes e ilustrados são:
Cracker Barrel http://www.crackerbarrel.com/restaurant/lunch-and-dinner-menu/ e o
Chilli's http://www.chilis.com/en/pages/menuitem.aspx?CatId=C841297

Para usar bem um site de um supermercado, podemos pedir para nossos alunos escolherem uma receita favorita. Seria mais legal ainda tentar preparar a receita! Eu já fiz isso com meus alunos crianças quando encontrei um bolo de caixa que podia ser feito no microondas. Cada aluno fez uma parte da receita (open the box, crack the eggs, pour the milk....) e depois comemos o bolo todos juntos no refeitório da escola. Foi muito legal esse dia! Lembro bem que quando pedi para minha coordenadora para fazer a aula dessa maneira, ela foi contra porque ficou com receio de não dar certo. Mas eu tinha tanta certeza que seria interessante tentar que a convenci, e até pedi para que ela fosse observar minha aula. Ela foi, tirou fotos (são fotos ainda não escaneadas, mas prometo que vou fazer isso em breve para mostrá-las aqui) e o resultado foi excelente! Tão excelente que hoje todos os professores fazem o mesmo com seus alunos nessa escola!

Um supermercado que tem um site rico em receitas saudáveis, dicas de nutrição e muito mais é o Whole Foods: http://www.wholefoodsmarket.com/whole-foods-market

Você faz simulações com seus alunos também? Quais?

Darei mais ideias de simulações no próximo post.

Até breve!





1 comment:

Allana said...

Materiais autênticos proporcionam um "UP" nas aulas.
Já trabalhei com receitas também.
Mostrei aos alunos várias recipes e vídeos de pessoas executando essas receitas. Depois, perguntei o todas as receitas tinham em comum ou não...
E na parte final, em duplas, eles gravaram o próprio vídeo.
Cada dupla escolheu sua comida americana. Tivemos de tudo, brownies, jambalaia,cupcake, cream cheese...!
E claro, foi uma oportunidade para eles conhecerem um pouco mais da cultura.
Os resultados foram excelentes!