Tuesday, January 22, 2013

Como criar um livro eletrônico com nossos alunos

Escrever um livro com nossos alunos pode ser um projeto muito relevante. Que tal experimentar fazer um e-book com nossos alunos de línguas estrangeiras?

Para realizar esse projeto é importante decidir um tema de acordo com a idade e o nível de conhecimento de língua dos alunos. Depois disso, decidamos com os alunos o que eles vão fazer. Se os alunos forem crianças, eles podem desenhar e escrever sentenças simples que podem ser escaneadas. Além de ilustrações e texto escrito, os alunos podem inclusive gravar as suas vozes!

Para ver um lindo exemplo de projeto e uns e-books  do projeto, acesse os links: 
http://estendido.escolamobile.com.br/archiess-stories-2010/ para ver um e-book (use o cursor para folhear o livro e clique no símbolo de áudio para ouvir as vozes dos alunos).
http://www.escolamobile.com.br/e-book-2012/

Vocês já fizeram algo parecido com seus alunos?

Até breve!

4 comments:

Aline Rasselen said...

Gostei muito Cintia, e sem dúvida esse tipo de mídia é uma ferramente muito eficaz e atraente...
Tenho um projeto na escola com alunos de lingua portuguesa, e estamos começando a escrever um livro baseado em jogos, filmes, e animações que interessem os alunos.
É muito legal. quando tiver um resultado vou te contar.
bjbjbjb

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Que maravilha, Aline! Tenho certeza que os alunos irão amar esse projeto! Depois me conta tudo para eu postar aqui também. :-) Bjks!!!

Gisele Silverio said...

Cintia, vc não saberia como encontrar os sites utilizados para a criação desses e-books. Meus alunos iriam enlouquecer com esta atividade!

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Oi Gisele, eu acho que eles usam alguma coisa como o programa Flash. Seria legal mostrar esse projeto para alguém entendido nesse tipo de programa para te dizer. Eu usaria o power point para fazer algo mais simples, mas com resultado pareceido. :-)