Sunday, January 20, 2013

Projeto do bem: The Good Project e algumas ideias práticas

Muito falamos sobre técnicas, métodos e metodologias. Mas será que as escolas e universidades estão realmente formando bons cidadãos também? Será que todos os alunos, professores, monitores, coordenadores e diretores fazem seu trabalho com excelente qualidade? Como a educação pode fazer para ser um lugar ético e que forme bons cidadãos desde o jardim da infância até os cursos de pós-doutorado?

O Professor Howard Gardner tem estudado o tema Good há mais de 15 anos e criou o projeto Good Project na Universidade de Harvard. De acordo com o site http://www.thegoodproject.org/, o projeto:

...visa descobrir e promover o que significa ser um bom cidadão fazendo um bom trabalho na nossa sociedade. Trabalho, de acordo com o projeto, é de extrema importância para a vida humana: Vivemos ou morremos, levantamos ou caímos, ganhamos ou perdemos a esperança... pela qualidade do trabalho que nós fazemos e do que o trabalho do outros ao nosso redor fazem. Bom trabalho é definido como "trabalho que é de alta qualidade, socialmente responsável e significativo".

Soube desse projeto quando tive a maravilhosa oportunidade de assistir a uma palestra do Professor Howard Gardner na Duke University em 2011. Essa palestra foi sobre seu projeto e pude aprender muito sobre o tema. Se você estiver curioso, a palestra inteira em inglês está disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=1BpKz7bxWzM

Eu, super emocionada, e o Professor Gardner depois de sua palestra:


Vocês podem estar se perguntando: ok, Cintia, o projeto é muito legal, mas como é que eu posso fazer algo prático para ensinar meus alunos de língua estrangeira de qualquer idade a serem bons cidadãos?

Vejamos alguns exemplos práticos de pequenas ações e projetos.

Se há vizinhos da escola com fome ou comendo alimentos industrializados, cheios de conservantes, que tal usar uma parte do terreno da escola para fazer uma pequena horta e convidar a comunidade para cuidar dela,  usufruir na merenda e doar para quem precisa? Lembro que minha aluna Odileila me disse que fizeram uma horta na escola do filho dela -Escola de Estadual Nagib Coelho Matni -e que o resultado foi muito positivo como as fotos abaixam ilustram o sucesso desse projeto que pode envolver várias disciplinas e a comunidade inteira.

Fotos do Projeto da Horta 




Além de fazer uma horta, podemos ensinar nossos alunos sobre alimentação saudável. Pois se eles não se alimentam bem, provavelmente não conseguirão fazer um bom trabalho na sociedade. A Escola Móbile, que fica em São Paulo, também fez um projeto envolvendo a alimentação de seus alunos e a língua inglesa. Você pode ler sobre o projeto aqui: http://estendido.escolamobile.com.br/e-food-healthy-eating-habit-2007/ e ver o resultado do projeto dos alunos aqui: http://www.escolamobile.com.br/periodo_estendido/2008/projetos/23anos/efood/M-W-F-morning.htm

Outro projeto envolvendo a cidadania é o da Comunidade Educativa o Mundo do Peteleco, em Belém. Os alunos da educação infantil ajudaram as crianças de uma creche e de uma ONG fazendo o projeto Árvore dos Anjos: http://www.peteleco.com.br/projeto/detalhe/26

São muitas as ideias para projetos, vejamos que problemas encontramos nas nossas escolas e façamos a nossa parte. Pensemos: de que maneira estamos formando um bom cidadão em nossa escola?

Até breve!





No comments: