Friday, January 25, 2013

Avaliando de formas diferentes

Em pleno século XXI, muitos professores continuam a avaliar da mesma maneira que se fazia há muito tempo usando provas escritas. Será que podemos pensar em avaliar nossos alunos de línguas estrangeiras de outras maneiras?

Vejamos uma ideia.

Entrevista com estrangeiros: os alunos, em duplas, elaboram algumas perguntas com o auxílio do professor e depois gravam a entrevista com um estrangeiro (eles adoram procurar um estrangeiro pela cidade e sempre encontram um). Para que a entrevista não seja como um inquérito policial (pergunta-resposta), é importante ensinar os alunos a fazer comentários após a resposta do entrevistado. Que tal mostrar para seus alunos um pequeno exemplo de entrevista assim?

A: So, what is your favorite typical food here in Brazil?
B: Typical food?
A: Yeah.
B: Food... Uh, let me think.. I think... I think I like vatapá...
A: I love vatapá too! It is really delicious.
B: Yeah.

Além desse pedaço de entrevista, é importante ensinar aos alunos como começar e a como terminar uma entrevista também. Acho que mostrar um vídeo de uma entrevista com estrangeiros iria ajudar os alunos a se familiarizarem com esse tipo de gênero textual. Se você tiver alunos adolescentes, talvez seja uma boa ideia mostrar uma entrevista da Ellen Degeneres com a Lady Gaga, por exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=1AKBLJeTXnU

Depois de gravar a entrevista, os alunos podem transcrevê-la para fazer um artigo de jornal ou revista e postar no blog da turma ou da escola ou realizar algum outro projeto para publicar o trabalho deles.

Como esse projeto dá bastante trabalho e envolve o uso das quatro habilidades (falar, ler, ouvir e escrever), nada mais justo do que a nota englobar tanto a parte oral quanto a escrita. Fico tranquila em recomendar esse tipo de projeto porque tenho feito isso há bastante tempo e os resultados sempre têm sido muito positivos. Os alunos amam interagir com estrangeiros e serem capazes de se comunicar com eles. Nada melhor do que aliar avaliação com prazer e aprendizagem, não é?

Darei mais ideias de avaliação nos próximos posts. Você também faz avaliações diferentes?

Até breve!


No comments: