Sunday, June 30, 2013

Aprendendo cultura, língua estrangeira e vida em comunidade com nossa festa "Country Pira"

Na última sexta-feira tivemos uma Festa Junina dos alunos de Letras - inglês da Universidade Federal do Pará. Essa festa foi organizada por nossa Fulbright ETA (English Teaching Assistant) Hilary Pollan com o auxílio de um grupo de alunos da graduação de Letras - inglês e com apoio meu, da Professora Larissa Dantas Rodrigues Borges e do ETA Patrick Gaebler.

Tudo começou quando a Hilary estava pensando em ideias para o English Day do semestre. Em uma das nossas reuniões, pensamos imediatamente em uma Festa Junina misturada com algo parecido da cultura norte-americana. Gostamos da ideia e o aluno Ivo Matos teve a brilhante ideia de chamar a nossa festa de Country Pira (Country+Caipira) que contou com a aprovação de todos..

Durante várias semanas, o grupo se reuniu com a Hilary para preparar as bandeirinhas usando revistas e jornais, os cartazes e demais coisas para a realização da festa. Houve reuniões na universidade e no apartamento da Hilary, inclusive com a presença de uma mãe para ajudar na confecção nas bandeirinhas!

O grupo decidiu as brincadeiras do evento, a dança, a venda das comidas típicas e dos concursos. Nesse planejamento, o que mais chamou a minha atenção foi o fato de envolver as famílias. Achei isso maravilhoso porque eu não me lembro desse tipo de ajuda em trabalhos no nosso curso. Acredito que educação se faz assim mesmo, envolvendo muitas pessoas ao nosso redor. Por isso, fiquei imensamente feliz e amei conhecer as mães, irmãos, filhos, avós e tios dos nossos alunos.

Também percebi um grande engajamento de vários alunos nesse evento e fiquei muito emocionada por ver tanto comprometimento! Mesmo com alguns pequenos problemas, acho que o Country Pira foi maravilhoso e inesquecível! Gostei muito também porque nossos alunos aprenderam vários aspectos da cultura norte-americana e puderam ensinar para nossos ETAs um pouco da nossa cultura. Essa troca de experiências foi muito enriquecedora para todos nós.

Aproveito para agradecer primeiramente a nossa ETA Hilary Pollan pela organização geral do evento. Foi tudo lindo! Agradeço imensamente também a todos os alunos envolvidos no planejamento, organização e criação da festa. Vocês arrasaram! Também foi ótimo o apoio do ETA Patrick Gaebler, que foi o Mister Colorado!

Compartilho com você algumas fotos (créditos: Raquelly, Maria Clara e Allana) da nossa linda festa.



Até o Mateus, filhinho da Naianne, ajudou muito!

Nossos hosts: Hilary e Patrick

Com a mãe e o irmão de minha aluna Allana







Até minhas antigas alunas Marcela e Bruna estiveram presentes com sua amiga Carime!

Professoras, Hilary, nossos alunos e Elis, linda filhinha da Professora Larissa

Finalmente meus alunos conheceram a Marcela pessoalmente depois da nossa Skype conference quando ela estava em um intercâmbio da Fulbright em Utah, Estados Unidos

Nossa divertida quadrilha organizada pela Bianca





Professoras Maria Clara, eu e Larissa vestidas a caráter

Minha aluna Allana participou do concurso de Miss America



Algumas mães de alunos nos ajudando vendendo deliciosas comidas típicas



Você alia cultura nas suas aulas também ?

Até breve!


2 comments:

Unknown said...

Prezada Cintia, adorei a sua postagem sobre a celebração de vocês da festa junina misturada com algumas tradições americanas. Quando surgem ideias que entusiasmam aos meninos eles transmitem isso na sua casa, nos seus colegas e até em você mesma, que é a professora. Incluir cultura nossas aulas é mais uma forma de educar nossos meninos através da língua materna e a segunda língua. Ter contato com as nossas raízes e das demais pessoas ajuda a conformar a nossa identidade. Alem disso, quando as atividades são compartilhadas com as famílias (que não depende do entusiasmo, as vezes tem a ver com as próprias famílias) o trabalho se torna muito especial. Parabéns!!

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Oi Romina, muito obrigada por seu importante comentário! Perdoe-me por ter demorado em postar a sua mensagem, acho que ela estava meio escondida entre meus emails do Gmail e só a vi hoje.