Saturday, June 15, 2013

Uma ideia de aula em que todos os alunos participam - Encontre alguém que...

Acredito que já superamos a fase do ensino de línguas em que usamos apenas uma técnica em nossas aulas. Pelo menos eu tenho tentado usar algo bom de cada método, metodologia e abordagem que aprendi durante todos esses anos. E para que meus alunos sejam bem sucedidos no ensino superior, procuro fazer tudo de acordo com a necessidade deles, tentado ligar o conteúdo com suas vidas e levantando questões que levem a reflexões mais profundas.

Além de almejar que os alunos aprendam mais do que apenas diálogos criados por outras pessoas, desejo personalizar minhas aulas. Desejo que eles tenham oportunidades para falarem de si, de suas vidas, de seus sonhos e de seus planos.

Para ilustrar como fiz uma aula personalizada, compartilho com você como foi minha aula de ontem. Como os alunos tinham que aprender a se expressar falando de algo que já passou, pensei em maneiras nas quais eles poderiam participar da aula ativamente, de maneira colaborativa além de personalizar o conteúdo.

Como aquecimento da aula, comecei a chamada pedindo para que cada aluno me dissesse uma coisa que tinha feito na semana anterior. Depois disso, distribuí pedaços de papel com uma tarefa que pesquisei na internet Find someone who (Encontre alguém que...) com algumas situações do dia-a-dia. (Eu fiz uma adaptação desse documento: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:QH0yXylroC8J:bogglesworldesl.com/files/FindSomeoneWho.doc+&cd=2&hl=en&ct=clnk ) Pedi que eles lessem e verificassem se entendiam tudo que estava ali. Também perguntei se eles sabiam transformar aquelas sentenças em perguntas (já que o verbo deveria ser modificado por causa da presença do verbo auxiliar). Enquanto eles liam, eu andei pela sala para ajudá-los na compreensão. Após esse momento, os alunos deveriam perguntar uns aos outros quem tinha feito aquelas coisas. Foi muito legal vê-los praticando a língua e se divertindo como você pode ver nas fotos abaixo.








Depois desse momento, era hora de discutir os resultados de suas entrevistas com os colegas. Dividi a turma em grupos para que eles pudessem conversar sobre os achados. Fiquei feliz que esse momento também proporcionou momentos descontraídos como você pode notar nas fotos.



Após essa discussão, troquei os alunos de grupos e pedi que eles fizessem uma lista de suas atividades rotineiras. Depois de uns minutos, perguntei se eles saberiam falar sobre suas rotinas usando o tempo passado. Foi gratificante vê-los discutindo e aprendendo em grupo. Quando eles não sabiam, usaram aplicativos em seus celulares ou me perguntaram.




Para concluir a aula, mostrei um pequeno vídeo no YouTube que ensina a pronúncia dos verbos regulares porque notei que nem todos os alunos sabiam dessa nuance do som final (-ed). Vários alunos disseram que gostaram de aprender isso porque não sabiam desse detalhe dos diferentes sons finais dos verbos. O vídeo é esse: http://www.youtube.com/watch?v=zh_DM7qJGWo

Fazendo uma avaliação da minha aula, acho que conseguimos iniciar uma discussão sobre como nos expressar no tempo anterior ao da fala. No entanto, acho que eu deveria ter usado melhor as informações que eles elaboraram sobre suas rotinas. Bem, acho que vou usar esses dados nas próximas aulas, afinal de contas eu também estou sempre aprendendo para tornar minhas aulas mais personalizadas e participativas.

No fim de tudo, percebi que todos os alunos participaram ativamente para aprender e também se ajudaram mutuamente. Isso me deixou muito feliz!

As suas aulas são muito participativas também?

Até breve!





No comments: