Thursday, April 3, 2014

Aprendendo com um propósito - elaboração de vídeos sobre compras

Durante muitos anos se aprendeu inglês apenas dentro de salas de aula e só os professores viam os resultados das produções dos alunos. Redações, provas, textos, peças e outras atividades muitas vezes eram apresentadas apenas para o professor dar nota e tendo só os colegas da turma como platéia.

E agora, no século XXI, será que podemos fazer diferente?

Segundo Marc Prensky (2010), os nativos digitais gostam de aprender e criar usando as tecnologias do seu tempo. Que tal então aprender e compartilhar as produções dos nossos alunos usando tecnologias para que outras pessoas aprendam também? Propus então que meus alunos criassem vídeos curtos para ajudar pessoas a aprender inglês.

Como percebo que várias lojas aqui em Belém não têm funcionários que falem inglês, propus que meus estudantes aprendessem o tema da unidade sobre compras fazendo algo diferente: que eles aprendessem como comprar em inglês e que criassem pequenos vídeos em inglês com legendas em português e postassem os vídeos com explicações no blog da turma. Você pode ver essa informação aqui: http://classofenglish2017.blogspot.com.br/2014/04/sell-buy-lets-go-shopping.html

Explico para você como fiz esse projeto passo a passo:

Primeiramente selecionei alguns vídeos sobre o tema do YouTube para que meus alunos os tivessem como exemplo. Depois disso, fizemos uma discussão sobre expressões e vocabulário sobre o tema, e em pequenos grupos, eles elaboraram interações de compra de objetos que eles escolheram.

Enquanto eles estavam criando, eu andava pelos grupos para ajudar no que fosse necessário. Após essa aula, eles tiveram alguns dias para gravar as interações em lojas pela cidade.

Na aula de segunda-feira, os grupos mostraram seus vídeos e eu fiquei encantada com os resultados porque eles usaram um nível de inglês acima do que eu esperava! Fiquei muito feliz! Mesmo que haja pequenos lapsos de língua, acho que todos os vídeos estão muito bons! Aposto que muitas pessoas podem aprender a comprar e a vender com meus estudantes! :-)

Você pode ver alguns dos vídeos aqui:

Comprando roupas: https://www.youtube.com/watch?v=KbX8-LEYCoY

Comprando um livro 1: https://www.youtube.com/watch?v=9bxe8hPhOKY&feature=youtu.be

Comprando sapatos 1: https://www.youtube.com/watch?v=XV60OSwjlMA&feature=youtu.be

Comprando outro livro 2: https://www.youtube.com/watch?v=61vR_eer87I

Comprando bolsas: https://www.youtube.com/watch?v=7KDGGD4Dl2Y&feature=youtu.be

Comprando sapatos 2: https://www.youtube.com/watch?v=TQXVU9U9ZDI&feature=youtu.be

Como você pôde ver os alunos se esmeraram para produzir seus vídeos porque acredito que suas produções tinham um propósito real de ajudar pessoas a aprender inglês.

Você pede para seus alunos ajudarem outras pessoas a aprenderem inglês com materiais feitos por eles também?

Até breve!

5 comments:

Vera Menezes said...

Oi pessoal,
Os vídeos estão muito bons.
Parabéns para todos.
Vera Menezes

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Oi Vera, muito obrigada por seu feedback! :-)

Djalma Bentes said...

Congrats!!!

Parabéns Prima!!
Excelente!

Djalma Jr

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Muito obrigada, primo!!!
Bjks! :-)

Unknown said...

Ficaram muito bons Cintia, bem parecido com o que eu pedi para meus alunos da escola pública fazerem, eu pedi para eles refazerem um videoclip e também pedi a eles um comercial de algum produto criado por eles. Ficaram muito bons também