Sunday, March 23, 2014

Observando os sentimentos dos alunos enquanto usam o Skype com estrangeiros do Projeto ÍCONE

No segundo encontro do Projeto ÍCONE Duke-UFPA, algo chamou bastante a minha atenção: os sentimentos, emoções e atitudes positivas dos estudantes. Como todos conseguiram falar, ver e ouvir muito bem desta vez, acho que os resultados das interações foram muito bons.

Em relação ao tema desse encontro, eles conversaram sobre a Amazônia, Estados Unidos e Brasil embora outros assuntos também puderam ser tratados, de acordo com as interações das duplas e trios.

Enquanto eles estavam interagindo, observei o quanto os estudantes estavam entretidos, sorrindo, dando gargalhadas e atentos à conversa. Mesmo os alunos que ainda estão no início de sua aprendizagem do inglês estavam falando muito e tranquilamente! Fiquei impressionada ao vê-los interagindo com muita desenvoltura e alegria! Parecia que eles já estudavam inglês há muito tempo!

Um aspecto importante a ser mencionado é que os alunos que participaram do primeiro projeto ÍCONE em 2013 também podem participar desses encontros. Percebo o quando é importante acolhermos todos em atividades extra-curriculares.

Depois eles interagiram em português e ficaram muito felizes em compartilhar nossa língua e nossa cultura. Quando a sessão terminou, eles estavam muito empolgados por terem conversado em inglês e português. Você pode ver as opiniões de alguns deles aqui:

Débora Souza Hoje foi impossível não recordar os encontros da primeira vez que eu participei do Projeto Ícone. Eu lembrei de como eu reagi, e de como foi complicado no inicio. Eu não me sentia preparada porque o meu nível de Inglês ainda era baixo, eu tinha dificuldade pra entender e também para falar. Daí, eu passei a pesquisar mais, a me preparar, e a praticar ( Raquely Caldeira que o diga de todas as vezes que eu a perturbei ^^ ) Agora eu já me senti mais a vontade, não tive problemas em entender, nem em falar. Tudo ocorreu naturalmente. Fiquei muito feliz em avaliar o quanto eu progredi. É claro que ainda estou aprendendo, e ainda falta muita coisa pela frente, o processo é assim mesmo. Mas a melhor coisa é poder aprender e ensinar língua e cultura ao mesmo tempo : )

Gabriella Lima A segunda sessão do projeto ícone foi muito interessante. Nessa sessão, pude perceber algumas diferenças entre os alunos da universidade DUKE e a UFPA. Por exemplo, os alunos da DUKE gastam menos tempo para chegarem à universidade do que os alunos da UFPA. A aluna Rosalia me explicou algumas diferenças entre a Carolina do norte e do sul, e como é o clima nestes lugares.
Além da grande troca cultural, pude treinar o meu inglês com falantes nativos e com isso, pude perceber alguns erros na minha pronuncia que vou tentar corrigir. Estou muito ansiosa para os próximos encontros!

Ivo Matos Fiquei imensamente feliz de poder participar pelo segundo ano de um projeto tão proveitoso para ambas as universidades. Eu pude falar sobre os mais diversos assuntos com 3 alunos da Duke. Apesar de já saber bastante sobre o modo de vida deles, sempre aprendo muito durante as interações. O mais legal é que o fato de eles estarem aprendendo português faz com que fiquemos menos tímidos diante dos falantes nativos da língua que tanto queremos dominar. Ajudar alguém a aprender meu idioma e coisas sobre a minha cultura me ensina a valorizar cada vez mais quem eu sou e o lugar onde vivo.

Dayane Paixão Enquanto conversava com o David pude perceber a diferença que há no que se refere aos relacionamentos familiares e com Eduardo,com quem conversei em Português, aprendi mais sobre o clima e também discuti sobre Literatura, foi muito interessante. Senti-me desafiada e ainda notei a necessidade de melhorar meu Inglês. O Projeto é simplesmente sensacional!
22 hours ago · Edited · Unlike · 2

Algumas fotos do segundo encontro:

 Gabriella

João Victor

Débora

Jefferson

Dayane

Rinaldo

Diego

Todos interagindo

Como você pôde ver, o uso de videoconferência pode proporcionar muita alegria e motivação nos alunos. Portanto, acredito que esses sentimentos podem auxiliar muito na aprendizagem de uma língua.

Você usa o Skype nas suas aulas também?

Até breve!


2 comments:

Anonymous said...

Currently it appears like Drupal is the best blogging platform available
right now. (from what I've read) Is that what you're using on your blog?


Here is my weblog - Dragon City Hack

Cintia Costa said...

No, I use Blogger.