Monday, December 2, 2013

Usando sequência didática para ajudar meus alunos a aprender a escrever um texto significativo em inglês

A habilidade da produção escrita é uma das mais complexas na minha opinião. Conseguir passar para o papel ideias, pensamentos e opiniões de uma maneira clara, coesa, coerente e atraente requer esforço, trabalho e muita prática.

No entanto, normalmente quando pedimos para nossos alunos escrever algum tipo de texto, acreditamos que os alunos já sabem como escrever o que pedimos. Ou seja, sem muitas explicações, esperamos que os alunos escrevam lindos textos. Mas o que recebemos não são textos com tantos acertos e acabamos culpando os alunos.

Para ajudar meus alunos na elaboração de textos escritos, resolvi usar a teoria da sequência didática.

A primeira coisa que pensei foi o tipo de texto que seria significativo, apropriado e adequado para meus alunos de Letras - inglês. Após refletir sobre os gêneros textuais que os alunos precisam elaborar, pensei que uma carta de motivação para uma bolsa para ensinar português nos Estados Unidos, por exemplo. Acho que seria o ideal porque os alunos falariam de si mesmos, de suas realidades, seus contextos, suas vidas, dos projetos que estão fazendo na universidade, de seus sonhos, de que maneira pretendem trabalhar para ajudar dentre outros assuntos.

Os passos da sequência nas aulas foram:
1 - Conversa com os alunos sobre o gênero Carta de Motivação: eles disseram se sabia o que era, se já tinham escrito uma, para quê serve e os assuntos colocados nessa carta.
2 - Análise de 3 exemplos de cartas de motivação de pessoas que receberam bolsas.
3 - Conversa sobre os exemplos
4 - Elaboração do 1o rascunho
5 - Revisão por um colega
6 - Elaboração do 2o rascunho
7 - Revisão por outro colega
8 - Elaboração do texto parcial
9 - Revisão pela professora
10 - Elaboração do texto final
11 - O texto será arquivado pelos alunos e atualizado periodicamente para posterior uso quando eles quiserem se candidatar para bolsas de programas no exterior.

Acho que trabalhar com a sequência didática ajudou meus alunos a aprender melhor como escrever um texto em inglês e eles ainda poderão usar seus textos para conseguir bolsas.

Você também usa sequências didáticas para ajudar seus alunos a aprender a escrever textos?

Até breve!





2 comments:

Bruno Coriolano said...

Muito boa postagem. Gostei da ideia que foi muito prática e agradável de se aplicar em aula, acredito. Esse ano estarei voltando para a universidade como prof substituto e existe a possibilidade de pegar a disciplina de PRODUÇÃO TEXTUAL (INGLÊS). Se for o caso, vou tentar fazer algo parecido. Muito bom mesmo. Tenho um blog e devo colocar tal experiência nele. www.portaldalinguainglesa.blogspot.com

Bruno Coriolano said...

Muito boa postagem. Gostei da ideia que foi muito prática e agradável de se aplicar em aula, acredito. Esse ano estarei voltando para a universidade como prof substituto e existe a possibilidade de pegar a disciplina de PRODUÇÃO TEXTUAL (INGLÊS). Se for o caso, vou tentar fazer algo parecido. Muito bom mesmo. Tenho um blog e devo colocar tal experiência nele. www.portaldalinguainglesa.blogspot.com