Thursday, December 5, 2013

Aprendendo a escrever críticas de restaurantes usando uma sequência didática

Uma das coisas que mais gosto de fazer ao ajudar meus alunos a aprender a escrever textos de diferentes gêneros escritos é a parte da publicação dos trabalhos dos alunos. Afinal de contas, escrever apenas para o professor corrigir e dar uma nota pode não ser tão motivador para os alunos.

Para experimentar uma maneira de escrever mais motivadora para os alunos, usei uma sequência didática com meus alunos do 3o nível dos Cursos Livres de inglês na Universidade Federal do Pará. Como o tema da unidade era sobre Comidas, os alunos tiveram contato com cardápios de restaurantes americanos há alguns dias (essa aula pode ser vista aqui: http://learnenglishwithcintia.blogspot.com.br/2013/11/usando-cardapios-de-restaurantes.html ), aprenderam a pedir refeições e leram críticas de restaurantes usando o livro didático e o site Trip Advisor quando eu projetei algumas críticas no quadro da sala:





Os alunos identificaram o que as pessoas escreviam: comida, bebida, ambiente, serviço e outros. Eles aprenderam novas palavras e expressões. Para que os alunos tivessem mais tempo e vissem outras críticas, postei o site Trip Advisor no grupo deles no Facebook.

Na aula seguinte, os alunos conversaram sobre restaurantes. Eles falaram sobre seus restaurantes favoritos, sobre o que gostavam de comer e outros aspectos. Depois disso, pedi para que os alunos escrevessem um rascunho de uma crítica de seu restaurante favorito. Os alunos se ajudaram mutuamente, pediram sugestões para mim e para meu monitor Sidney e usaram modelos no livro e no site Trip Advisor.

Hoje, com seus textos prontos, eles escreveram a versão final usando canetas coloridas e afixaram no quadro na sala de aula para que outras pessoas possam ler suas críticas de restaurantes na nossa cidade.

Você pode ver fotos do resultado desse pequeno projeto aqui:

Restaurant Reviews

Eu e meus queridos alunos Milena, nosso monitor Sidney, Luciano, Elaine, Aluízio, Ívina, Flávia, Abner, Danielle, Patricia e Wellington.

Fiquei feliz ao ler os textos deles e acho que eles gostaram da experiência também porque escreveram não só para mostrar para mim, mas para outras pessoas que frequentam a nossa sala.

Você também trabalha usando sequências didáticas?




1 comment:

Raquely Caldeira said...

Nós estamos falando sobre isso nas nossas aulas! Discutindo, trocando ideias e aprendendo muito. Que legal podermos ver um bom exemplo do uso desses gêneros em uma aula de inglês! Parabéns Cintia.