Friday, November 29, 2013

Usando cardápios de restaurantes americanos em aulas de inglês

O uso de materiais autênticos pode tornar a aula mais interessante porque mostra algo que usamos nas nossas vidas. Receitas, formulários, anúncios, críticas de vídeo games, embalagens, cardápios e muitos outros são exemplos de materiais autênticos que podem ser usados em aulas de línguas. 

Como meus alunos dos Cursos livres tinham que aprender a escolher restaurantes e dizer os motivos para tal escolha, resolvi levar uns cardápios de restaurantes americanos. Coloquei os alunos em dupla e dei cerca de 4 minutos para que eles pudessem explorar os cardápios. Quando eles tinham dúvidas, eles tentavam aprender com seus colegas ou perguntavam para mim ou para meu monitor, Sidney. Também usamos o Google imagens para mostrar algum ingrediente do cardápio. Após esse tempo, eles viam outro cardápio, totalizando 5 cardápios diferentes.

Eles anotaram palavras novas e ficaram com vontade de experimentar as comidas dos cardápios. Notei também que os alunos se interessaram mais em aprender esse conteúdo porque acho que eles se divertiram usando esses materiais.

Você pode ver nas fotos abaixo meus alunos usando os cardápios:






Eu também aproveitei para mostrar links dos cardápios desses e de outros restaurantes americanos no grupo deles no Facebook, assim, eles têm mais tempo para explorar sites reais e aprender mais.



Após essa aula, os alunos deram suas impressões sobre o uso desse material:

  • Patricia Aires Eu gostei,porque quando você vê os cardápios dos restaurantes de outro país passamos a conhecer a sua culinária.
  • Sidney Souza Eu gostei  É sempre importante mostrar/trabalhar com os alunos materiais originalmente feitos p nativos da língua. Desta forma eles poderão aprender mais e não terão "surpresas" quando precisarem utilizar este conhecimento ^-^
  • Elaine Costa gostei porque é interessante e divertido saber os tipos de comidas de outras culturas e poder comparar com a nossa
    20 hours ago · Unlike · 3
  • Flávia Brandão Eu gostei porque me fez pensar em uma situação real que posso me deparar em um outro país. Consegui entender muitas coisas nos menus e achei interessante ver um pouco do que os americanos comem. Percebi, pelo menos diante daqueles cardápios, que eu saberia o que pedir. 
    19 hours ago · Unlike · 5
  • Ívina Cruz Eu gostei dessa interatividade de olhar o cardápio e imaginar como seriam os pratos, os restaurantes, a atmosfera do local. Além de conhecer um pouco sobre os tipos de comida que eles servem. Gostei muito e fiquei com vontade de conhecer esses lugares.
    18 hours ago · Unlike · 3
  • Luciano Andrade Eu achei interessante pelo fato de ter conseguido interpretar muito do que estava descrito e de ter a certeza que conseguiria pedir algo numa boa. 
    16 hours ago · Unlike · 3
  • Danielle Morais ACHEI D+ Cintia Costa, ter esse contato com os cardápios. Vc como sempre nos proporcionando coisas boas. Uma experiência super diferente, por enquanto ficamos só na vontade d conhecer! Obrigada!
    7 hours ago · Like · 1

Como você pode notar, o uso de materiais autênticos, pode tornar a aula mais interessante, mais divertida e pode ajudar a preparar seus alunos para quando forem usar isso em uma viagem no futuro.

Você usa materiais autênticos nas suas aulas também?


Até breve!  

1 comment:

Ms Faria said...

I really liked your idea! Congratulations!

Marta