Monday, November 25, 2013

Aprendendo sobre "Rotinas diárias" em inglês com um projeto de vídeo feito por meus alunos

Marc Prensky defende que todas as salas de aula tenham um espaço com uma câmera de vídeo para que os alunos possam produzir diversos materiais. Concordo com ele porque como estamos vivendo em um período em que muitas pessoas possuem celulares e a troca de vídeos é intensa, acho que os educadores poderiam começar a pensar em maneiras de aprendizagem através da elaboração de materiais usando várias mídias também.

Com isso em mente e acreditando que meus alunos gostam de assistir a vídeos na Internet, após nossa aula sobre o tema Rotina Diária, propus que eles aprendessem como falar de suas rotinas diárias com a produção de um vídeo. Os alunos formaram grupos e fiz um sorteio para que cada grupo filmasse as seguintes partes: manhã, tarde, noite, sábado e domingo. Para editar e produzir os vídeos em um, o aluno Renan Diniz se voluntariou para fazer essa tarefa.

Percebi que o projeto de produção de vídeos foi benéfico porque os alunos puderam usar a criatividade para criar de forma que desejaram, mostraram suas realidades e aprenderam frases e sentenças que quiseram. Além disso, a criação desse vídeo vai servir para mostrar para todo o mundo como é o dia-a-dia de vários alunos que estudam na Universidade Federal do Pará.

Decidimos as datas de envio dos vídeos para o Renan para que ele pudesse compilar todos em um e finalmente hoje pudemos assistir ao vídeo. Nós todos nos divertimos, rimos e aprendemos bastante! Eu fiquei muito feliz, e mesmo com alguns pequenos problemas de pronúncia, acredito que eles aprenderam bastante e ficaram contentes.

Alguns alunos postaram no grupo deles no Facebook suas impressões sobre esse projeto:

  • Rinaldo Mescouto A princípio eu estava com receios de me mostrar em uma filmagem, mas nós nos divertimos muito gravando este vídeo e aprendemos muitas palavras novas. 
  • Laissi Sousa Foi muito diferente e ao mesmo tempo divertido, nunca tinha feito algo assim, aprendi sobre Daily Routine de um modo "tradicional". Foi muito bom voltar a esse assunto e abordá-lo em forma de vídeo, ficou muito mais fácil falar da nossa rotina e mais legal ainda é mostrar tudo isso para outras pessoas!
  • Caio Rodrigues Muito significativo no contexto de ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, pois além de adquirirmos conhecimento de vocabulários que estão contidos dentro do tópico de daily routine, adquirimos também novas ideias de projetos na área de LE que se diferem do ensino tradicional, e que sem dúvidas, futuramente, poderemos utilizar em sala de aula com nossos alunos. Amei participar do projeto! 
  • Rayanne Rodrigues Receio e nervosismo foram minhas primeiras reações ao saber que teríamos de nos filmar, aparecer no vídeo. Mas acabei achando divertido e uma ótima forma de realmente participar, não apenas narrar mas fazer a ação. A realização das atividades foi a diferença dos trabalhos comuns e adorei, mesmo com toda a timidez, foi uma experiência nova e interessante! 
  • Marcia B. Luna Com esse projeto pude ver que qualquer coisa é possível dentro de sala de aula basta apenas termos disposição e vontade. Como comentaram, a parte da timidez foi o que me deixou mais nervosa ao fazer o vídeo, mas mesmo assim foi uma excelente experiência.
  • Dayane Paixão Sempre é bom esse tipo de projeto, pois é algo desafiador e que nos faz perceber que somos capazes de fazer muito mais do que imaginamos. Sem falar que os resultados são significativos e o fato de podermos ajudar outras pessoas também nos leva sempre querer fazer o melhor.

Como você pode ver, vários alunos, mesmo tímidos, gostaram da experiência e aposto que vão fazer projetos parecidos com seus futuros alunos.

Para ver o vídeo deles, é só clicar no link abaixo e meus alunos e eu ficaremos muito felizes se vocês deixarem comentários no vídeo deles no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=SJDh4Klsi3Q


Você também faz projetos assim com seus alunos?

Até breve!

No comments: