Tuesday, November 19, 2013

Aprendendo sobre projetos colaborativos com a professora egípcia Ayat Tawel e seu projeto com o livro Harry Potter

Aprender línguas estrangeiras se torna muito mais prazeroso quando podemos interagir com estrangeiros. Por isso, ontem tivemos a maravilhosa oportunidade de aprender muito professora egípcia Ayat Tawel através de uma conferência por Skype.





Ela compartilhou conosco uma excelente experiência que ela teve com seus alunos e os alunos da professora Bernadette, do Canadá. Elas se conheceram em uma conferência online para professores de inglês e como seus alunos entre 10 e 12 anos não conheciam muito tanto sobre o Canadá e sobre o Egito, elas resolveram criar um projeto em conjunto com a leitura de alguns capítulos de um dos livros do Harry Potter e com interações sobre interesses e cidades dos alunos.

Os objetivos do projeto das duas professoras envolviam o esclarecimento a respeito dos estereótipos que os alunos tinham do Canadá e do Egito, desenvolver as habilidades de leitura, escrita e pensamento crítico, o uso do inglês em um ambiente autêntico, além de viajar virtualmente e fazer novos amigos.

Ayat nos disse que ela e a professora Bernadette planejaram o projeto usando o Skype semanalmente. Elas também usaram o Google Docs para colocar os alunos em grupos de 4 a 8 alunos e criaram um grupo para seus alunos no site Edmodo. Como os alunos delas são crianças, elas pediram o consentimento dos pais e criaram um guia de netiqueta para os alunos.

https://www.edmodo.com/

Para que os alunos lessem o livro online, vissem as perguntas dos capítulos do livro e pudessem tirar dúvidas a respeito de vocabulário, as professoras usaram o site PBWorks: http://pbworks.com/



Além do Edmodo, que é um site muito parecido com o Facebook, mas com objetivos educacionais e seguro para o uso por crianças e adolescentes, os alunos se apresentaram usando o site Voxopop onde gravaram mensagens se apresentando e falando de alguns interesses pessoais. As professoras usaram esse site devido ao fuso horário de 10 horas entre os dois países, que dificultou uma conferência por Skype para que os alunos interagissem através de vídeo conferências.


Mesmo com alguns desafios a superar como acesso à Internet, trabalho extra para os alunos da Ayat e um pouco de dificuldade em entender o livro, de maneira geral, os alunos gostaram muito de aprender inglês com seus colegas estrangeiros. Eles ficaram muito entusiasmados em compartilhar suas rotinas de vida, assuntos sobre suas escolas e sobre suas cidades.

Meu aluno Iago fez perguntas e deu uma excelente sugestão para o projeto



Meu aluno Camilo fez perguntas também


Minha antiga aluna Allana também participou desse encontro e fez várias perguntas (além de me ajudar a solucionar alguns problemas técnicos)

                                     
As fotos gentilmente cedidas por meu monitor Kleiton Borges

Gostaria de agradecer imensamente à colaboração da Professora Ayat Tawel! Aprendemos muito!

Como você pode ver, os alunos gostam muito de aprender línguas estrangeiras interagindo com estrangeiros. Que tal tentar começar a incluir interações em suas aulas usando os sites Edmodo, Skype in the Classroom, ePals ou outros?

Até breve!

2 comments:

Maria Bossa said...

I do want to congratulate all of you for such wonderful learning day! I'm sure you had an amazing time with my dear sister-in-the-heart Ayat!
Bravo!! Smiles from Argentina, Maria :)

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Thanks a million, Maria!!!! :-)