Sunday, December 23, 2012

Presentes abstratos muito concretos

Pela primeira vez na vida não comprei nada para o Natal. NADA. Não sei se estou assim por ter lido tanto sobre problemas ambientais, lixo, poluição e excessos num mundo cheio de pessoas sem nada ou se por maturidade mesmo. Ao ver o documentário Ilha das Flores, algo mudou em mim. Sempre fico pensando que não quero ser mais uma pessoa a entupir o mundo de tralhas de lixo, até porque não existe jogar fora... Fora onde? No espaço? Em Marte? Não, o fora é aqui mesmo, no nosso planeta, só que em lugares distantes dos olhos de lares de famílias que possuem renda a partir do razoável para viver...Os lixões que poluem, que fedem e que infelizmente servem para pessoas paupérrimas que estão bem longe da realidade de muita gente.
Como ficar feliz comprando uma coisa qualquer só para dizer que tem um presente de Natal? Muitas vezes essa coisa fica de escanteio, cheia de pó, apodrecendo e enchendo nossas casas de tralha... O que tem chamado muito a minha atenção é essa necessidade criada pelo consumismo de nos fazer querer comprar demais. E o povo sai comprando desenfreadamente, mesmo sem ter dinheiro... Haja tanta dívida nos cartões de crédito com seus juros exorbitantes....E haja trabalhar feito um escravo para pagá-los por coisas que nem precisamos... Trabalhamos demais, descansamos e curtimos de menos... Olha a saúde, minha gente!
Estou me sentindo livre! Livre das filas intermináveis, livre da obrigação de ter que comprar e receber presentes desnecessários. Quero dar e receber só AMOR, CARINHO, ATENÇÃO e AFETO. O meio ambiente agradece!
Feliz Natal cheio de presentes abstratos que só causam alegria. :-)

No comments: