Friday, August 29, 2014

Aprendendo línguas usando o WhatsApp

Muitas pessoas têm usado o WhatsApp para se comunicar ultimamente, e fiquei pensando se poderíamos usá-lo com nossos alunos também. Por sorte e por seguir a Professora Carla Arena no Twitter, soube através de um tweet dela que haveria um webinar com o título "Practical Ideas for WhatsApp in the language classroom" promovido pela Casa Thomas Jefferson. 

Era a minha chance de aprender sobre isso! Imediadamente entrei no link e participei do webinar.

Os palestrantes sugeriram criar grupos com nossos alunos para fazer diversas atividades para praticar gramática, pronúncia, compreensão oral e a produção escrita. Além disso, pensei em colocar o foco das atividades nas funções da língua e em gêneros textuais.

Uma das ideias que mais gostei de aprender foi a usar emoticons para que os alunos explorem sua criatividade e escrevam sentenças e até mesmo histórias com eles!

A ilustração abaixo mostra como podemos ajudar nossos alunos a praticar o uso de comparativos usando emoticons do WhatsApp:


Gostei muito do webinar! Aprendi e espero poder colocar essas ideias em prática assim que possível!

Assim que eu tiver o link da gravação do webinar, coloco aqui.

Você usa o WhatsApp com seus alunos também? Como?

Até breve!

 

2 comments:

Mayara said...

Nossa, Chintia! Atualmente dou aulas de inglês em um curso livre e pensei exatamente como você, que poderia usar o whatsapp em sala de aula de algum jeito, e isso acabou virando tema pro tcc que estou escrevendo. Será que podemos trocar emails pra conversar mais sobre isso!?

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Oi Mayara,
Fico muito feliz que você esteja pesquisando sobre o uso do WhatsApp nas suas aulas! Podemos trocar emails sim! Meu email é cintiabcosta@gmail.com
Bjks!