Monday, April 21, 2014

Aprendendo inglês com um Smartphone - mLearning. Experiência de aprendizagem de minha mãe Carmem Bentes.

Já faz um bom tempo que minha mãe tem tentado aprender inglês para usar em suas viagens. No entanto, os materiais tradicionais não eram muito atraentes para ela e ela acabava deixando essa ideia de lado.

Isso começou a mudar quando ela comprou um Smartphone e passou a usar vários aplicativos para se comunicar, interagir, se divertir e fazer outras coisas. Um dos aplicativos que ela mais gosta é o WhatsApp que ela usa para se comunicar com parentes, com seus amigos e clientes.

Além de usar Smartphones para comunicação, eles também podem ter diversos aplicativos (apps) que ajudam a aprender línguas. Foi então que meus alunos sugeriram apps interessantes para baixar para minha mãe para que ela finalmente pudesse aprender inglês.

Um deles é o Duolingo. Minha mãe já está na lição 2 e está gostando muito de aprender com esse app. Ela pratica as 4 habilidades (ouvir, ler, falar e escrever) com os diversos tipos de atividades desse app. É interessante notar que ela fica estudando de uma forma leve e descontraída. Ela acerta, erra, acerta, erra e assim vai aprendendo inglês de uma forma muito tranquila. Eu, como professora, fico me controlando para não ajudá-la! Acredito que ela mesma pode usar essas ferramentas para aprender sem a minha interferência. :-)

O outro é o LinguaLeo. Achei um pouco estranho que logo no início das atividades apareceram vários textos sobre aprendizagem mas eles estavam escritos em inglês! Como minha mãe vai entendê-los se ela é uma aprendiz iniciante? Ainda bem que minha mãe clicou em outra coisa nesse app e começou a estudar vocabulário. Ela ficou tão empolgada aprendendo com esse exercício que passou um bom tempo estudando com ele!


Minha mãe disse que está muito feliz aprendendo inglês com seu celular porque ela aprende na hora que ela quer, em todos os lugares, inclusive quando ela viaja! Ela também disse que é a primeira vez que ela está aprendendo de uma maneira divertida e descontraída.

Mamãe aprendendo inglês:






Como você pode notar, o uso de Smartphones é de grande ajuda. Além de mostrar pronúncia, ilustrações, exercícios e jogos diversos, ainda se aprende de uma forma divertida! Acho que devemos começar a repensar nossa forma de trabalhar em sala de aula. Ao invés de proibir o uso de celulares, podemos usá-lo como aliado na aprendizagem de línguas.

Para aprender mais sobre o uso de celulares, recomendo pesquisar usando o termo mLearning. Você também pode aprender muito com o site da Professora Carla Arena que é uma especialista nessa área: http://carlaarena.com/tesol2014_mlearning/

Você incentiva seus alunos a usarem celulares para aprender também?

Até breve!

PS: O blog está com um novo link: http://learningtolearnwithcintia.blogspot.com.br/


2 comments:

Anonymous said...

Nossa mana, muito legal. Estudar com um aplicativo é bem mais interessante mesmo. O Pierro também adorou este aplicativo, ele sempre entra para fazer lições.

Unknown said...

Que legal Cintia, eu também indico esses aplicativos para os meus alunos e eles gostam muito de estudar assim. Eles também me indicam quando descobrem algum novo. Muito boa essa via de mão dupla.