Wednesday, October 9, 2013

Aprendendo a tornar aulas de inglês mais significativas com ferramentas da Web com a Professora Maria Bossa


Novamente convidei a Professora argentina Maria Bossa para compartilhar suas excelentes ideias com meus alunos de Letras – inglês na disciplina Tecnologias no ensino de línguas estrangeiras. Para tanto, usamos a sala virtual no Elluminate, espaço cedido pelo Vance Stevens, um dos coordenadores do grupo de professores chamado Webheads. Maria Bossa leciona inglês para o ensino fundamental em um escola pública em Córdoba, na Argentina.                                      

Maria disse que mesmo usando livros didáticos para ensinar inglês, ela também usa as redes sociais Facebook, Edmodo e Twitter com seus alunos adolescentes porque todos os seus alunos usam essa ferramenta em suas rotinas.

Além dessas redes sociais, ela incentiva seus alunos a criarem avatares usando alguns dos seguintes sites:

www.voki.com - Meus alunos de Língua Inglesa 1 também criaram seus avatares no Voki para postarem no blog da turma
http://doppelme.com/

Os alunos dela também têm a oportunidade para criar histórias em quadrinhos usando os seguintes sites. Eles inclusive criam essas histórias como a avaliação da disciplina! Que ideia maravilhosa de fazer provas diferentes das tradicionais criando histórias em quadrinhos!

http://www.makebeliefscomix.com/
http://www.professorgarfield.com/pgf_Intro.html

Ela também nos deu ideias de como usar vídeos do Youtube em nossas aulas de inglês. De comerciais a trailers de filmes como Rio e vídeos engraçados com sentidos literais com músicas, tudo pode ser usado para deixar nossas aulas mais motivantes e interessantes.

Além de usar muita tecnologia em suas aulas, ela também faz muitos projetos maravilhosos offline. Amei ver fotos dos alunos dela apresentando o tópico Família representando os Flintstones! Também gostei muito de ver a criatividade dos alunos dela com a criação de desenhos e recortes usando papel e lápis de cor.

Outro momento que gostei muito foi saber que ela convida profissionais para suas aulas. Um médico, uma psicóloga, um bombeiro, um cantor, uma professora de história e até o prefeito da cidade de Córdoba, na Argentina conversaram com os alunos dela sobre diversos assuntos referentes à realidade deles. Depois desses encontros, ela passa alguma atividade em inglês relacionada ao tópico do encontro. Amei ver uma excelente forma de integrar a comunidade na escola!

Nas fotos abaixo você pode ver o prefeito conversando com os alunos dela no ano passado:



Maria Bossa e o Prefeito da cidade de Rio Tercero, senhor Alberto Martino



Se você não conseguir trazer todos os profissionais que deseja para suas aulas, você pode usar o Skype para fazer esse encontro. É só você usar o site Skype in the Classroom para isso. Veja o exemplo de um senador americano que está disposto a responder às perguntas:




Além de políticos, Maria Bossa chamou outros profissionais para interagir com seus alunos. Essa ideia é formidável! Mesmo que essa interação aconteça na língua nativa, os alunos podem fazer pequenos relatos sobre essas visitas em um blog, videoblog ou em outro espaço na internet usando a língua estrangeira. Assim, mais pessoas no mundo inteiro podem aprender com os relatos dos alunos.

Pensemos em maneiras de ajudar nossos alunos a aprenderem mais sobre diversas profissões convidando vários profissionais de diferentes áreas a fim de que crianças e adolescentes conheçam mais sobre o mundo do trabalho em nossas aulas.

Lista dos sites mencionados na apresentação:

-          www.toystorycreator.com
-          www.unique.rasteboy.com
-          www.buildyourwildself.com
-          www.DoppelMe.com
-          www.faceyourmange.com
-          www.tizme.com
-          www.befunky.com
-          www.voki.com
-          www.photopeach.com
-          www.linoit.com
-          www.makebeliefscomix.com
-          www.fodey.com
-          www.switchzoo.com
-          www.professorgarfield.com
-          www.wordle.com
-          www.imagechef.com
-          www.worditout.com
-          www.fotobabble.com
-          www.classtools.net/fb/home/page
-          www.abcya.com
-          www.goanimate.com
-          www.animoto.com
-          www.eyejot.com
-          www.mailvu.com



Você pode ver fotos da nossa aula com a Maria Bossa abaixo:






Embora o áudio não estivesse muito bom, eu e meus alunos aprendemos muito com nossa convidada especial!



Você usa esses sites nas suas aulas também?

Até breve!

1 comment:

Maria Bossa said...

Thanks a lot to you!!!! It's a pleasure to share all I've learnt all throughout these years with your students!! Tons of smiles, Maria :)