Tuesday, October 8, 2013

Tirando fotos dos nossos lugares favoritos na Universidade Federal do Pará e apreciando a Amazônia brasileira

Muitas vezes nossos alunos aprendem com os livros didáticos a falar sobre lugares distantes e diferentes de suas realidades. Como podemos fazer então para que eles aprendam a falar sobre seu próprio lugar?

Inspirada em um projeto da Professora Ayat Tawel do Egito, imaginei algo parecido com meus alunos. Como já mencionei o projeto dela aqui no meu blog, ao ajudar seus alunos a aprender o alfabeto em inglês, ela sugeriu que os alunos tirassem fotos de objetos e lugares que iniciassem com cada letra do alfabeto em sua escola. Não preciso dizer que os alunos dela amaram o projeto, não é? Vocês podem ler detalhes e ver o vídeo do projeto clicando aqui: http://ayat-pdiary.blogspot.com.br/2013/04/the-alphabet-photographing-game.html

Pensando na beleza do campus da nossa Universidade Federal do Pará e na ideia do Tião Rocha que fala da importância de aprender em qualquer lugar, até debaixo de um pé de manga, sugeri que os alunos tirassem fotos de seus lugares favoritos e que depois postassem uma delas com uma pequena descrição em inglês no blog da turma. Achei que esse projeto seria relevante porque além de os alunos conhecerem melhor a nossa realidade, eles poderiam compartilhar com o mundo todo as belezas de onde estudamos.

Aos poucos os alunos estão adicionando as fotos dos seus lugares favoritos com sentenças em inglês aqui: http://classofenglish2017.blogspot.com.br/p/blog-page_29.html

Também aproveitei a oportunidade para tirar fotos da turma e ajudá-los a refletir sobre a Amazônia e de que maneiras poderíamos contribuir na construção de um lugar melhor para todos usando a nossa profissão.

Você pode ver algumas fotos desse dia:

Foto da turma perto do rio Guamá que banha o nosso campus.

Wilton aproveitou o momento para registrar um momento de muita alegria.

Refeltindo sobre maneiras que podemos ajudar pessoas com o nosso trabalho em educação.

Cada aluno falou uma palavra em inglês sobre a Amazônia.

Gostamos muito desse caminho de bambus.

Foto divertida!

Foram momentos muito especiais com eles! Tiramos muitas fotos, rimos, refletimos, curtimos a visão do lindo rio que circunda o campus e compartilhamos palavras em inglês sobre a Amazônia enquanto dávamos as mãos ao redor de uma linda árvore.

Acredito que o contato com a natureza e aprender fora da sala de cimento nos aproxima e nos torna mais solidários visto que alguns alunos já pensaram em lindos projetos para ajudarmos crianças do outro lado do rio.

Esse dia foi especial para aprendermos a apreciar mais a natureza e o nosso campus e fortalecer nossos laços de amizade. Amei muito!

Você faz o mesmo com seus alunos?

Até breve!


No comments: